País as­su­me com­pro­mis­so pa­ra me­lho­rar o am­bi­en­te

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - MANUELA GOMES |

Go­ver­no de An­go­la e o Pro­gra­ma das Na­ções Uni­das pa­ra o Am­bi­en­te (PNUA) es­tão a im­ple­men­tar um acor­do de co­o­pe­ra­ção que vi­sa me­lho­rar a efi­cá­cia do apoio con­tí­nuo da­que­la agên­cia das ONU, a co­e­rên­cia e a in­te­gra­ção no Qua­dro das Na­ções Uni­das pa­ra As­sis­tên­cia ao De­sen­vol­vi­men­to (UNDAF) e o qua­dro na­ci­o­nal de de­sen­vol­vi­men­to, bem co­mo es­ta­be­le­cer uma ba­se pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to e a exe­cu­ção de pro­gra­mas con­jun­tos.

O Mi­nis­té­rio do Am­bi­en­te dis­se, em co­mu­ni­ca­do, que o acor­do é va­li­do até 2021 e de Mar­ço até Ju­nho úl­ti­mo as par­tes man­ti­ve­ram vá­ri­as reu­niões com o ob­jec­ti­vo de for­ta­le­cer a co­o­pe­ra­ção na área do am­bi­en­te e de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel.

A co­o­pe­ra­ção en­tre An­go­la e o PNUA da­ta de há dé­ca­das e já per­mi­tiu ao Go­ver­no an­go­la­no dar uma me­lhor res­pos­ta a ques­tões no­vas e emer­gen­tes no do­mí­nio do am­bi­en­te.

O Qua­dro das Na­ções Uni­das pa­ra As­sis­tên­cia ao De­sen­vol­vi­men­to pro­por­ci­o­na um me­lhor qua­dro, atra­vés do qual o PNUA vai apoi­ar os es­for­ços do Go­ver­no de An­go­la pa­ra o al­can­ce de uma ges­tão am­bi­en­tal só­li­da e um de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel.

A exe­cu­ção de pro­jec­tos e pro­gra­mas sub­se­quen­tes ao abri­go do Acor­do-Qua­dro de Co­o­pe­ra­ção, in­cluin­do os que en­vol­vam a trans­fe­rên­cia de fun­dos en­tre o PNUA e o Go­ver­no de An­go­la, exi­ge a exe­cu­ção de ins­tru­men­tos ju­rí­di­cos ade­qua­dos en­tre as par­tes, com os re­le­van­tes pro­ces­sos de apro­va­ção.

NILDO COIO

A pre­ser­va­ção do am­bi­en­te é um dos desafios que de­vem en­vol­ver to­das as co­mu­ni­da­des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.