Pa­pa pe­de pa­ra evi­tar mu­ro e cons­truir pon­tes e es­tra­das

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

O Pa­pa Fran­cis­co pe­diu à Igre­ja Ca­tó­li­ca dos Es­ta­dos Uni­dos pa­ra “evi­tar mu­ros e cons­truir pon­tes.”

Nu­ma men­sa­gem de ví­deo di­vul­ga­da na ter­ça-fei­ra à As­sem­bleia Ge­ral da Con­fe­rên­cia Epis­co­pal dos EUA, em Bal­ti­mo­re, Fran­cis­co dis­se que “o nos­so gran­de de­sa­fio é cri­ar uma cul­tu­ra do en­con­tro, que en­co­ra­je ca­da pes­soa e ca­da gru­po a com­par­ti­lhar a ri­que­za das su­as tra­di­ções e ex­pe­ri­ên­ci­as, de aba­ter mu­ros e cons­truir pon­tes.”

Na men­sa­gem, di­vul­ga­da pe­la San­ta Sé, o Pa­pa dis­se que os Es­ta­dos Uni­dos, co­mo ou­tros paí­ses do mun­do, de­vem sair da sua co­mo­di­da­de. “Os ca­tó­li­cos de­vem ser por­ta­do­res de bo­as no­tí­ci­as nu­ma sociedade sub­mis­sa a des­con­cer­tan­tes mu­dan­ças so­ci­ais e a uma cres­cen­te po­la­ri­za­ção.”

Ao lem­brar a sua vi­a­gem aos EUA em Se­tem­bro de 2015, o Pon­tí­fi­ce afir­mou que fi­cou “im­pres­si­o­na­do pe­la vi­ta­li­da­de e a di­ver­si­da­de da co­mu­ni­da­de ca­tó­li­ca.”

“Ao lon­go da sua his­tó­ria, a igre­ja no seu país aco­lheu e in­te­grou no­vos flu­xos de imi­gran­tes. Com uma ri­ca va­ri­e­da­de de lín­guas e tra­di­ções cul­tu­rais, de­ram for­ma ao ros­to nu­ma con­tí­nua trans­for­ma­ção da igre­ja dos EUA”, afir­mou.

Nes­se sen­ti­do, Fran­cis­co pe­de ao cle­ro ame­ri­ca­no que con­si­de­re co­mo as igre­jas lo­cais po­dem “res­pon­der me­lhor à cres­cen­te pre­sen­ça, aos dons e ao po­ten­ci­al his­pá­ni­co.”As pa­la­vras do Pa­pa con­tras­tam com a con­tro­ver­sa in­ten­ção do pre­si­den­te elei­to dos EUA, Do­nald Trump, de con­se­guir uma bar­rei­ra na fron­tei­ra sul do país pa­ra con­ter a imi­gra­ção ir­re­gu­lar pro­ce­den­te do Mé­xi­co.

Em Fe­ve­rei­ro, no re­gres­so de uma vi­a­gem pas­to­ral ao Mé­xi­co, Fran­cis­co dis­se que cons­truir mu­ros “não é cris­tão.” Trump res­pon­deu ao Pon­tí­fi­ce, afir­man­do ser “ver­go­nho­so” um Pa­pa ques­ti­o­nar a fé de uma pes­soa.

O por­ta-voz do Vaticano, Fe­de­ri­co Lom­bar­di, dis­se que o Pa­pa não te­ve co­mo ob­jec­ti­vo fa­zer um “ata­que pes­so­al ou in­di­ca­ção de vo­to” com as de­cla­ra­ções, mas re­a­fir­mar a men­sa­gem de cri­ar pon­tes en­tre as cul­tu­ras. Trump mi­ni­mi­zou a po­lé­mi­ca e afir­mou que o Pa­pa é “ma­ra­vi­lho­so.”

MAVITIDI MULAZA

Pa­pa lem­bra vi­a­gem aos Es­ta­dos Uni­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.