“Ho­ra do Con­to” reú­ne cri­an­ças

Eu­gé­nia Ne­to fa­la no pro­jec­to so­bre o per­cur­so do Po­e­ta Mai­or

Jornal de Angola - - CULTURA - KÁTIA RA­MOS |

Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to con­vi­veu na ter­ça-fei­ra no Memorial Agostinho Ne­to, com cri­an­ças de vá­ri­as es­co­las pú­bli­cas da ca­pi­tal, ten­do re­la­ta­do o tra­jec­to do pri­mei­ro Pre­si­den­te de An­go­la, An­tó­nio Agostinho Ne­to.

No en­con­tro, que faz par­te do pro­jec­to mensal do Memorial Agostinho Ne­to de­no­mi­na­do “Ho­ra do Con­to”, a es­cri­to­ra ex­pli­cou as cri­an­ças pe­ti­zes o tra­jec­to do pri­mei­ro Pre­si­den­te de An­go­la, co­mo es­ta­dis­ta, mé­di­co e ho­mem de cul­tu­ra, ten­do lem­bra­do que além de abrir ca­mi­nhos pa­ra a li­ber­ta­ção do país, Agostinho Ne­to, tam­bém es­cre­veu po­e­mas e con­tos.

Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to in­cen­ti­vou os es­tu­dan­tes a de­di­ca­rem-se mais à lei­tu­ra de au­to­res an­go­la­nos, pois, “só des­ta for­ma vão se tor­nar li­vres e te­rem uma men­te são pa­ra tra­ça­rem os pon­tos cer­to pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do país”. Pa­ra tal, re­fe­riu, as cri­an­ças têm de tor­nar-se sá­bi­as e in­te­li­gen­tes.

A es­cri­to­ra mos­trou-se pre­o­cu­pa­da pe­lo fac­to de não exis­ti­rem nas es­co­las li­vros re­la­ci­o­na­dos com a his­tó­ria de An­tó­nio Agostinho Ne­to. Fri­sou que exis­tem mui­tas cri­an­ças e até mes­mo adul­tos que sa­bem pou­co so­bre o pri­mei­ro Pre­si­den­te de An­go­la. “As pes­so­as não têm no­ção da gran­di­o­si­da­de da per­so­na­gem do ho­mem que lu­tou pe­la li­ber­da­de des­te po­vo”, dis­se.

Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to acres­cen­tou ser ne­ces­sá­rio que se in­vis­ta mais na edu­ca­ção e for­ma­ção da ca­ma­da jo­vem do país. “Ne­to, foi um ho­mem cheio de vir­tu­des e um exem­plo a se­guir, foi le­al, te­ve amor pe­la sua pá­tria e ao pró­xi­mo. O meu ob­jec­ti­vo é trans­mi­tir a gran­di­o­si­da­de des­te per­so­na­gem às cri­an­ças.”

No lo­cal os es­tu­dan­tes de­cla­ma­ram po­e­mas de Agostinho Ne­to. Na oca­sião, a es­cri­to­ra leu pa­ra os pre­sen­tes al­guns con­tos da sua au­to­ria, in­se­ri­dos nos li­vros “A mon­ta­nha do Sol”, “A tre­pa­dei­ra que que­ria ver o sol” e “Na flo­res­ta os bi­chos fa­lam”.

O pro­jec­to “Ho­ra do Con­to”, com a par­ti­ci­pa­ção de es­cri­to­res an­go­la­nos, vi­sa pro­mo­ver há­bi­tos de lei­tu­ra jun­to das cri­an­ças e da ju­ven­tu­de.

MA­RIA AUGUSTA

Alu­nos de es­co­las pú­bli­cas de Lu­an­da fi­ca­ram a sa­ber mais so­bre a tra­jec­tó­ria po­lí­ti­ca e cul­tu­ral de Ne­to du­ran­te um en­con­tro com a es­cri­to­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.