Jornal de Angola

“Hora do Conto” reúne crianças

Eugénia Neto fala no projecto sobre o percurso do Poeta Maior

- KÁTIA RAMOS |

Maria Eugénia Neto conviveu na terça-feira no Memorial Agostinho Neto, com crianças de várias escolas públicas da capital, tendo relatado o trajecto do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

No encontro, que faz parte do projecto mensal do Memorial Agostinho Neto denominado “Hora do Conto”, a escritora explicou as crianças petizes o trajecto do primeiro Presidente de Angola, como estadista, médico e homem de cultura, tendo lembrado que além de abrir caminhos para a libertação do país, Agostinho Neto, também escreveu poemas e contos.

Maria Eugénia Neto incentivou os estudantes a dedicarem-se mais à leitura de autores angolanos, pois, “só desta forma vão se tornar livres e terem uma mente são para traçarem os pontos certo para o desenvolvi­mento do país”. Para tal, referiu, as crianças têm de tornar-se sábias e inteligent­es.

A escritora mostrou-se preocupada pelo facto de não existirem nas escolas livros relacionad­os com a história de António Agostinho Neto. Frisou que existem muitas crianças e até mesmo adultos que sabem pouco sobre o primeiro Presidente de Angola. “As pessoas não têm noção da grandiosid­ade da personagem do homem que lutou pela liberdade deste povo”, disse.

Maria Eugénia Neto acrescento­u ser necessário que se invista mais na educação e formação da camada jovem do país. “Neto, foi um homem cheio de virtudes e um exemplo a seguir, foi leal, teve amor pela sua pátria e ao próximo. O meu objectivo é transmitir a grandiosid­ade deste personagem às crianças.”

No local os estudantes declamaram poemas de Agostinho Neto. Na ocasião, a escritora leu para os presentes alguns contos da sua autoria, inseridos nos livros “A montanha do Sol”, “A trepadeira que queria ver o sol” e “Na floresta os bichos falam”.

O projecto “Hora do Conto”, com a participaç­ão de escritores angolanos, visa promover hábitos de leitura junto das crianças e da juventude.

 ?? MARIA AUGUSTA ?? Alunos de escolas públicas de Luanda ficaram a saber mais sobre a trajectóri­a política e cultural de Neto durante um encontro com a escritora
MARIA AUGUSTA Alunos de escolas públicas de Luanda ficaram a saber mais sobre a trajectóri­a política e cultural de Neto durante um encontro com a escritora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola