Jornal de Angola

Pérolas testam diante do Porto

PREPARAÇÃO DO CAN DE ANDEBOL

- TERESA LUÍS |

Com vista ao alcance da melhor forma desportiva e a conquista do 12º troféu continenta­l, a Selecção Nacional sénior feminina de andebol testou ontem a força competitiv­a diante da equipa júnior masculina do FC Porto, na região portuguesa de Gaia, palco do estágio de preparação das Pérolas de África.

A partida entre angolanas e portistas foi o quarto jogo de controlo dos seis previstos pela equipa técnica liderada por Filipe Cruz. O desafio inserido na preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer na capital angolana de 27 de Novembro a 8 de Dezembro, serviu para o grupo melhorar alguns sectores.

Os triunfos (51-20) frente ao Leça da Palmeira (30-17), Porrinho de Espanha (37-13) e diante da formação portuguesa do Maiastars permitem ao “sete” nacional ter uma percepção da evolução progressiv­a do que vai ser a sua postura no campeonato.

O sistema defensivo 5-1 e 6-0, saídas rápidas para o contra-ataque e ataque planeado são exercícios que preenchem os treinos da Selecção Nacional. Filipe Cruz pretende ver a equipa em movimento, a jogar sem bola, tendo em vista a coordenaçã­o entre os diferentes sectores.

Angola disputa o Africano inserida no Grupo A, encabeçado pelo Congo Democrátic­o (vice-campeão), Camarões, Senegal e Costa do Marfim. A Tunísia (campeão) está à testa do B, com as similares da Argélia, Congo Brazzavill­e e Guiné Conacri, numa prova disputada por nove países, divididos em dois grupos.

As Pérolas ambicionam terminar a primeira fase na liderança do grupo, de modo a evitar o cruzamento com a Tunísia e a Argélia nas meias-finais. A prova qualifica os três melhores classifica­dos para o Mundial de 2017, na Alemanha.

As distintas delegações começam a chegar no dia 26 e ficam alojadas no complexo turístico Dream Space, no Kikuxi. Os oficiais da Confederaç­ão Africana (CAHB) vão estar no Hotel Victória Garden e a Selecção Nacional no Hotel Diamante. Teresa Almeida “Bá” e Neide Barbosa (guarda-redes), Aznaide Carlos, Isabel Guialo, Lourena Carlos, Magda Cazanga e Vilma Neganga (meia-distâncias), Lurdes Monteiro, Luísa Kiala e Wuta Dombaxi (universais), Janeth Santos, Juliana Machado, Joelma Viegas, Dalva Perez, Natália Bernardo e Carolina Morais (pontas), Albertina Kassoma e Liliana Venâncio (pivôs) são as jogadoras que integram a Selecção Nacional.

Angola acolhe a prova pela terceira vez, depois das edições de 1985 e 2008. Testemunha a estreia do primeiro campeonato separado dos masculinos.

 ?? ROGÉRIO TUTI ?? Atletas angolanas redobram a entrega na fase de preparação da prova continenta­l
ROGÉRIO TUTI Atletas angolanas redobram a entrega na fase de preparação da prova continenta­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola