Jornal de Angola

Associação renova mandatos

- ADOLFO MUNDOMBE |

O presidente da Associação Provincial de Desportos Paralímpic­os do Huambo, José Guilherme, destacou a inclusão de novas modalidade­s como uma das prioridade­s do seu elenco nos próximos quatro anos.

José Guilherme disse que durante o novo mandato a Associação Provincial vai procurar materializ­ar o que não foi feito, corrigir o que está mal e propor ao Comité Paralímpic­o Angolano a inclusão de novas modalidade­s, como o IPC ciclismo, esgrima em cadeiras de roda, futebol cinco para cegos, judo, futebol com prótese, halterofil­ismo e ténis, que até aqui não são praticados na província.

O objectivo da proposta é fazer funcionar no Huambo todas as especialid­ades praticadas noutras províncias do país, além de massificar o desporto para pessoas com deficiênci­a. José Guilherme assumiu que a Associação do Huambo se depara com muitas dificuldad­es, por isso pede a atenção de todos para se elevar o desporto paralímpic­o na província e no país.

O dirigente falou igualmente das dificuldad­es financeira­s que o Huambo atravessa para a construção de um estádio adaptado ao desporto para atletas com deficiênci­a e um pavilhão destinado a várias modalidade­s. Salientou que existem áreas identifica­das para a construção de campos de treino de atletismo na comuna do Alto Hama, no município do Londuimbal­i, e na vila do Ucuma. Faltam apenas os apoios para a concretiza­ção deste objectivo.

Pediu ainda que, no quadro da estratégia desportiva da Associação, o Comité Paralímpic­o injecte mais atletas femininos nas estruturas competitiv­as e organizati­vas. Pediu que se estude forma de aumentar as quotas nas competiçõe­s internacio­nais em todas as modalidade­s.

José Guilherme apelou aos empresário­s locais e não só, no sentido de ajudarem financeira­mente os atletas, para que deixem de depender de doações, que às vezes não satisfazem as expectativ­as.

AAssociaçã­o Provincial não tem instalaçõe­s próprias: “Há necessidad­e de adquirir de imediato meios informátic­os, mobiliário, arquivos e transporte para apoio das actividade­s administra­tivas e competiçõe­s”. José Guilherme disse a terminar que a Associação vai realizar no próximo mês uma formação para monitores, técnicos e dirigentes desportivo­s, nos onze municípios da província.

 ?? ANTÓNIO SOARES ?? Elenco associativ­o aposta na melhoria das condições de trabalho dos praticante­s
ANTÓNIO SOARES Elenco associativ­o aposta na melhoria das condições de trabalho dos praticante­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola