As­so­ci­a­ção re­no­va man­da­tos

Jornal de Angola - - DESPORTO - ADOLFO MUNDOMBE |

O pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Des­por­tos Pa­ra­lím­pi­cos do Hu­am­bo, Jo­sé Gui­lher­me, des­ta­cou a in­clu­são de no­vas mo­da­li­da­des co­mo uma das pri­o­ri­da­des do seu elen­co nos pró­xi­mos qua­tro anos.

Jo­sé Gui­lher­me dis­se que du­ran­te o no­vo man­da­to a As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al vai pro­cu­rar ma­te­ri­a­li­zar o que não foi fei­to, cor­ri­gir o que es­tá mal e pro­por ao Co­mi­té Paralímpico An­go­la­no a in­clu­são de no­vas mo­da­li­da­des, co­mo o IPC ci­clis­mo, es­gri­ma em ca­dei­ras de ro­da, fu­te­bol cin­co pa­ra ce­gos, ju­do, fu­te­bol com pró­te­se, hal­te­ro­fi­lis­mo e té­nis, que até aqui não são pra­ti­ca­dos na pro­vín­cia.

O ob­jec­ti­vo da pro­pos­ta é fa­zer fun­ci­o­nar no Hu­am­bo to­das as es­pe­ci­a­li­da­des pra­ti­ca­das nou­tras pro­vín­ci­as do país, além de mas­si­fi­car o desporto pa­ra pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia. Jo­sé Gui­lher­me as­su­miu que a As­so­ci­a­ção do Hu­am­bo se de­pa­ra com mui­tas di­fi­cul­da­des, por is­so pe­de a aten­ção de to­dos pa­ra se ele­var o desporto paralímpico na pro­vín­cia e no país.

O di­ri­gen­te fa­lou igual­men­te das di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras que o Hu­am­bo atra­ves­sa pa­ra a cons­tru­ção de um es­tá­dio adap­ta­do ao desporto pa­ra atle­tas com de­fi­ci­ên­cia e um pa­vi­lhão des­ti­na­do a vá­ri­as mo­da­li­da­des. Sa­li­en­tou que exis­tem áre­as iden­ti­fi­ca­das pa­ra a cons­tru­ção de cam­pos de trei­no de atle­tis­mo na co­mu­na do Al­to Ha­ma, no mu­ni­cí­pio do Lon­duim­ba­li, e na vi­la do Ucu­ma. Fal­tam ape­nas os apoi­os pa­ra a con­cre­ti­za­ção des­te ob­jec­ti­vo.

Pe­diu ain­da que, no qua­dro da es­tra­té­gia des­por­ti­va da As­so­ci­a­ção, o Co­mi­té Paralímpico in­jec­te mais atle­tas fe­mi­ni­nos nas es­tru­tu­ras com­pe­ti­ti­vas e or­ga­ni­za­ti­vas. Pe­diu que se es­tu­de for­ma de au­men­tar as quo­tas nas com­pe­ti­ções in­ter­na­ci­o­nais em to­das as mo­da­li­da­des.

Jo­sé Gui­lher­me ape­lou aos em­pre­sá­ri­os lo­cais e não só, no sen­ti­do de aju­da­rem fi­nan­cei­ra­men­te os atle­tas, pa­ra que dei­xem de de­pen­der de do­a­ções, que às ve­zes não sa­tis­fa­zem as ex­pec­ta­ti­vas.

AAs­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al não tem ins­ta­la­ções pró­pri­as: “Há ne­ces­si­da­de de ad­qui­rir de ime­di­a­to mei­os in­for­má­ti­cos, mo­bi­liá­rio, ar­qui­vos e trans­por­te pa­ra apoio das ac­ti­vi­da­des ad­mi­nis­tra­ti­vas e com­pe­ti­ções”. Jo­sé Gui­lher­me dis­se a ter­mi­nar que a As­so­ci­a­ção vai re­a­li­zar no pró­xi­mo mês uma for­ma­ção pa­ra mo­ni­to­res, téc­ni­cos e di­ri­gen­tes des­por­ti­vos, nos on­ze mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia.

AN­TÓ­NIO SO­A­RES

Elen­co as­so­ci­a­ti­vo apos­ta na me­lho­ria das con­di­ções de tra­ba­lho dos pra­ti­can­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.