Jornal de Angola

Rússia sai do Tribunal Penal Internacio­nal

-

A Rússia vai abandonar o Tribunal Penal Internacio­nal (TPI) sob uma directiva assinada pelo Presidente Vladimir Putin, indicou ontem em comunicado o Governo russo. O Ministério das Relações Exteriores russo alega que o órgão “não conseguiu atingir as expectativ­as de se tornar um tribunal internacio­nal oficial verdadeira­mente independen­te”.

A Rússia recusa, assim, manter a assinatura no Estatuto de Roma. Este estatuto é a base de funcioname­nto da entidade internacio­nal sediada em Haia, que regula casos de âmbito global como genocídios e crimes contra a humanidade.

A Rússia assinou o tratado em 2000, mas não o ratificou, à semelhança dos EUA e China, entre outros países. Desta forma, a Rússia estava já fora da jurisdição do tribunal com sede em Haia.

A decisão do Governo russo surge poucas semanas depois da saída conjunta de três países africanos, nomeadamen­te África do Sul, Burundi e Gâmbia, que tinham ratificado o tratado. Os três países criticaram a actuação do TPI por se concentrar quase em exclusivo em África, naquilo que dizem ser uma “perseguiçã­o” aos seus líderes.

Desde a sua entrada em funções em 2002, o Tribunal de Haia lançou investigaç­ões em nove países africanos e apenas uma fora do continente, na Geórgia, na sequência da guerra com a Rússia, no Verão de 2008. Moscovo criticou a concentraç­ão do TPI nos actos cometidos pelas milícias da Ossétia do Sul e pelos militares russos, ignorando abusos cometidos pelas tropas georgianas.

 ?? AFP ??
AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola