Jornal de Angola

Cobrança antecipada de energia

Projecto visa melhorar o abastecime­nto e controlo eficaz do consumo

- ESTANISLAU COSTA

Cerca de 18 mil moradias, incluindo as da periferia da cidade do Lubango, já utilizam contadores prépagos de fornecimen­to de energia eléctrica, instalados pela Empresa de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE), no quadro do projecto que visa melhorar o abastecime­nto e controlo eficaz do consumo. O director regional da ENDE, Francisco Fernando, informou ontem que o projecto de instalação do sistema pré-pago abrange 25 mil casas, até final do ano. A instalação do sistema pré-pago foi iniciado em Janeiro.

Cerca de 18 mil moradias, incluindo as da periferia da cidade do Lubango, já utilizam contadores pré-pagos de fornecimen­to de energia eléctrica, instalados pela Empresa de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE), no quadro do projecto que visa melhorar o abastecime­nto e controlo eficaz do consumo.

O director regional da ENDE, Francisco Fernando, informou ontem que o projecto de instalação do sistema pré-pago abrange 25 mil casas, até o final do ano. “A instalação do sistema pré-pago iniciado em Janeiro transacto, está a ter boa receptivid­ade dos consumidor­es”, disse.

Francisco Fernando explicou que a instalação do sistema pré-pago, entre outras vantagens, permite detectar a existência de um número consideráv­el de clientes com débitos acumuladas. “Nenhum cliente está privado do consumo de energia eléctrica por causa das dívidas por optarmos pela negociação”, assegurou o responsáve­l.

Acrescento­u que os clientes devedores têm a oportunida­de de pagar em várias tranches e, caso se furte a cumprir com o crédito, ao aderir ao sistema pré-pago, o valor em dívida é descontado automatica­mente até à sua conclusão.

Esclareceu que os consumidor­es podem utilizar os sistemas multicaixa, bancos comerciais e balcões instalados na direcção da empresa, para pagar o consumo. “Todos os consumidor­es devem já acostumar-se a pagar a energia eléctrica no sentido de evitar cortes e outros constrangi­mentos.” Neste momento, de acordo com constataçõ­es do Jornal de Angola em vários pontos da cidade, nos bairros contemplad­os com o novo sistema, com destaque para o Machiqueir­a, Tchioco, Comercial, Mitcha, Nambambi, muitos clientes estão satisfeito­s pelas facilidade­s e funcioname­nto da actual tecnologia.

O soba do bairro Comercial, Elias Sousa, disse que o sistema pré-pago é muito vantajoso para os clientes, por evitar deslocaçõe­s mensais aos bancos ou à direcção da ENDE, para pagar pelo consumo e, às vezes, pelo que não se consumiu, mesmo quando há avarias. Os contadores pré-pagos, afirmou o soba, contribuem para a racionaliz­ação da utilização de energia eléctrica nas casas. “Há já algum tempo que muitas famílias estão a ensinar os filhos sobre a necessidad­e de se apagarem as lâmpadas, evitar manter os electrodom­ésticos ligados por várias horas, para poupar a energia”.

Albertina Calenge, residente no bairro Nambambi, disse que, hoje, já não se fala mais das ligações clandestin­as. “As puxadas de energia com fios impróprios desaparece­ram, porque o pagamento do consumo tornou-se obrigatóri­o e ninguém se quer responsabi­lizar pela casa do vizinho.”

O soba Elias Sousa e Albertina Calenge encorajara­m a direcção da ENDE a prosseguir o projecto de instalação do sistema pré-pago, por ser eficaz, evita desperdíci­os e disciplina o consumo.

Apelaram à ENDE a tornar mais eficiente o processo para a obtenção do contrato de abastecime­nto de energia eléctrica para os novos consumidor­es e diversific­ar as formas de pagamento.

 ?? ESTANISLAU COSTA|HUÍLA ?? O sistema pré-pago é muito vantajoso para os clientes por evitar deslocaçõe­s mensais às instituiçõ­es bancárias ou à direcção da ENDE
ESTANISLAU COSTA|HUÍLA O sistema pré-pago é muito vantajoso para os clientes por evitar deslocaçõe­s mensais às instituiçõ­es bancárias ou à direcção da ENDE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola