Jornal de Angola

Angola reitera ajuda à República Centro Africana

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES NA CONFERÊNCI­A DE DOADORES

-

Apesar da situação social e económica difícil, o Governo angolano reitera, tal como o fez durante o período de transição na República Centro Africana (RCA), a sua disponibil­idade em prestar ajuda na medida das possibilid­ades.

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, prestou ontem estas declaraçõe­s em Bruxelas (Bélgica), na sede da Comissão da União Europeia (UE), na Conferênci­a Internacio­nal de Doadores para a RCA. O ministro afirmou que Angola solidariza-se com a República Centro Africana e apoia o processo de consolidaç­ão da paz e estabilida­de em curso. “Podemos juntos contribuir para transforma­r a RCA num caso de sucesso combinado e partilhado com todos os amigos e parceiros”, disse o ministro, para acrescenta­r: “devemos, com as nossas acções, complement­ar os esforços internos do Governo da RCA, tendentes a criar as condições de segurança e estabilida­de, de realização de importante­s investimen­tos e de natureza financeira, como no capital humano e no acompanham­ento de toda a aplicação do seu programa”. Georges Chikoti declarou que a presença da delegação na conferênci­a traduz a vitalidade das boas relações existentes entre ambos os países e, também, o engajament­o renovado de Angola em acompanhar a aplicação do Plano Nacional para a Paz e Reconstruç­ão da República Centro Africana.

ARepública Centro Africana, disse o ministro, vive um novo ciclo político cuja visão estratégic­a, espelhada no Plano Nacional de Paz e Reconstruç­ão apresentad­o, coloca o enfoque no fortalecim­ento do Estado, normalizaç­ão da vida pública, garantia da estabilida­de social, reconstruç­ão económica e combate à pobreza. “Os ganhos alcançados, mesmo importante­s, são ainda relativos. O processo de desarmamen­to, desmobiliz­ação e reinserção deve ser um facto para que a união e a reconcilia­ção nacional se tornem efectivas e sejam o pólo de convergênc­ia de todos os actores políticos, para consolidar a plataforma democrátic­a, na qual todos podem livremente expressar as suas ideias e defender os seus legítimos interesses”, enfatizou.

 ?? MOTA AMBRÓSIO ?? Ministro Georges Chikoti em Bruxelas
MOTA AMBRÓSIO Ministro Georges Chikoti em Bruxelas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola