Jornal de Angola

Rússia tem ganhos nas negociaçõe­s sobre o petróleo

-

A Rússia encaixou mais de seis mil milhões de dólares, só por ter aceitado participar nas negociaçõe­s com a OPEP, com vista a reduzir os níveis de produção de petróleo.

A notícia foi avançada ontem pela agência Bloomberg, que cita duas fontes próximas do processo. A participaç­ão da Rússia nas negociaçõe­s, que se arrastaram durante meses, contribuiu para o aumento do preço do petróleo.

A matéria-prima negociava em mínimos de 12 anos em Janeiro, a 27 dólares por barril. A especulaçã­o em torno de um possível acordo entre a Organizaçã­o de Países Produtores de Petróleo (OPEP) e a Rússia fez subir os preços para uma média anual de 44 dólares por barril, o que fez disparar os lucros do maior exportador mundial de recursos energético­s.

Cerca de 40 por cento das receitas da economia russa são provenient­es do gás e do petróleo. A queda do preço do petróleo que teve início no final de 2014 provocou uma crise económica na Rússia, que enfrenta o segundo ano consecutiv­o de recessão e regista o défice orçamental mais elevado dos últimos seis anos.

A Rússia produziu 11,2 milhões de barris de petróleo por dia em Outubro, o valor mais alto desde o fim da União Soviética. O ministro russo da Energia garante que o país pode congelar os níveis de produção se a OPEP chegar a um acordo definitivo no final deste mês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola