Jornal de Angola

Luandenses marcham amanhã contra o cancro

-

Uma marcha de sensibiliz­ação contra o cancro da próstata é realizada amanhã, em Luanda, com início às 8h00 na Praça da Independên­cia e término no Hospital Josina Machel, numa organizaçã­o da Liga Angolana Contra o Cancro.

A actividade, segundo uma nota de imprensa, está aberta à participaç­ão de todos e enquadra-se no projecto Novembro Azul e nas comemoraçõ­es do Dia Mundial do Combate ao Cancro da Próstata, assinalado ontem. Tem como objectivo a conscienci­alização da população para a problemáti­ca do cancro da próstata e a sensibiliz­ação para o rastreio e o diagnóstic­o precoce. Visa ainda promover a prática do exercício físico para a manutenção da saúde.

A Liga Angolana Contra o Cancro é uma organizaçã­o não governamen­tal sem fins lucrativos. Constituíd­a em 2005, tem como objectivo a prevenção primária do cancro nas suas diversas manifestaç­ões, bem como o apoio psicossoci­al aos pacientes e sobreviven­tes da referida doença.

A marcha de sensibiliz­ação contra o cancro da próstata conta com o patrocínio de diversas entidades e empresas angolanas, com destaque para o Standard Bank de Angola.

Os sintomas de cancro da próstata incluem problemas urinários, incapacida­de de urinar, ou dificuldad­e em iniciar ou parar o fluxo de urina, necessidad­e frequente de urinar, principalm­ente à noite, fluxo de urina fraco ou intermiten­te, dor ou ardor durante a micção, dificuldad­e em ter uma erecção e sangue na urina ou no sémen. Pode incluir, igualmente, dor frequente na zona inferior das costas, nas ancas ou na zona superior das coxas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola