Lu­an­den­ses mar­cham ama­nhã con­tra o can­cro

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Uma mar­cha de sen­si­bi­li­za­ção con­tra o can­cro da próstata é re­a­li­za­da ama­nhã, em Luanda, com iní­cio às 8h00 na Pra­ça da In­de­pen­dên­cia e tér­mi­no no Hos­pi­tal Josina Ma­chel, nu­ma or­ga­ni­za­ção da Li­ga An­go­la­na Con­tra o Can­cro.

A ac­ti­vi­da­de, se­gun­do uma no­ta de im­pren­sa, es­tá aber­ta à par­ti­ci­pa­ção de to­dos e en­qua­dra-se no pro­jec­to No­vem­bro Azul e nas co­me­mo­ra­ções do Dia Mun­di­al do Com­ba­te ao Can­cro da Próstata, as­si­na­la­do on­tem. Tem co­mo ob­jec­ti­vo a cons­ci­en­ci­a­li­za­ção da po­pu­la­ção pa­ra a pro­ble­má­ti­ca do can­cro da próstata e a sen­si­bi­li­za­ção pa­ra o ras­treio e o di­ag­nós­ti­co pre­co­ce. Vi­sa ain­da pro­mo­ver a prá­ti­ca do exer­cí­cio fí­si­co pa­ra a ma­nu­ten­ção da saú­de.

A Li­ga An­go­la­na Con­tra o Can­cro é uma or­ga­ni­za­ção não go­ver­na­men­tal sem fins lu­cra­ti­vos. Cons­ti­tuí­da em 2005, tem co­mo ob­jec­ti­vo a pre­ven­ção pri­má­ria do can­cro nas su­as di­ver­sas ma­ni­fes­ta­ções, bem co­mo o apoio psi­cos­so­ci­al aos pa­ci­en­tes e so­bre­vi­ven­tes da re­fe­ri­da do­en­ça.

A mar­cha de sen­si­bi­li­za­ção con­tra o can­cro da próstata con­ta com o pa­tro­cí­nio de di­ver­sas en­ti­da­des e em­pre­sas an­go­la­nas, com des­ta­que pa­ra o Stan­dard Bank de An­go­la.

Os sin­to­mas de can­cro da próstata in­clu­em pro­ble­mas uri­ná­ri­os, in­ca­pa­ci­da­de de uri­nar, ou di­fi­cul­da­de em ini­ci­ar ou pa­rar o flu­xo de uri­na, ne­ces­si­da­de fre­quen­te de uri­nar, prin­ci­pal­men­te à noi­te, flu­xo de uri­na fra­co ou in­ter­mi­ten­te, dor ou ar­dor du­ran­te a mic­ção, di­fi­cul­da­de em ter uma erec­ção e san­gue na uri­na ou no sé­men. Po­de in­cluir, igual­men­te, dor fre­quen­te na zo­na in­fe­ri­or das cos­tas, nas an­cas ou na zo­na su­pe­ri­or das co­xas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.