Yan­nick Afro­man ac­tua ama­nhã em Bis­sau

Jornal de Angola - - CULTURA -

O mú­si­co Yan­nick Afro­man en­con­tra-se, des­de quar­ta-fei­ra, na ci­da­de de Bis­sau, ca­pi­tal da Gui­né-Bis­sau, pa­ra um show a re­a­li­zar-se ama­nhã no Es­tá­dio Na­ci­o­nal 24 de Se­tem­bro, en­qua­dra­do no âm­bi­to do intercâmbio cul­tu­ral en­tre os dois paí­ses.

Au­tor dos su­ces­sos “Li­ção de vi­da”, “Po­de ir” e “A ver­go­nha ma­ta”, en­tre ou­tros, do ál­bum “Ter­ra a Ter­ra”, o ar­tis­ta an­go­la­no vai ac­tu­ar num es­pec­tá­cu­lo ao la­do de con­cei­tu­a­dos mú­si­cos da pra­ça gui­ne­en­se, com des­ta­que pa­ra Bi­nhan Qui­mor e Thu­ma Ba­ri.

A pro­mo­ção é uma ini­ci­a­ti­va da em­pre­sa de even­tos e mar­ke­ting “Mix Ser­vi­ce” e tem o pa­tro­cí­nio da cer­ve­jei­ra Su­per Bock.

No âm­bi­to da sua es­ta­da na ci­da­de de Bis­sau, o mú­si­co foi re­ce­bi­do, quar­ta-fei­ra, pa­ra um en­con­tro de cor­te­sia, pe­lo re­pre­sen­tan­te di­plo­má­ti­co de An­go­la na Gui­né-Bis­sau, Da­ni­el Ro­sa.

Es­ta é a pri­mei­ra vez que Yan­nick Afro­man par­ti­ci­pa num es­pec­tá­cu­lo na Gui­né-Bis­sau. Ain­da es­te ano, ac­tu­ou na ci­da­de de Bis­sau o mú­si­co Maya Co­ol, se­gun­do uma no­ta de im­pren­sa da Embaixada de An­go­la na Gui­né-Bis­sau.

Yan­nick Ma­nu­el Ngom­bo, co­me­çou a sua car­rei­ra em 1989, em Pa­ris, a can­tar Fre­esty­le. Vol­tou a An­go­la em 1995, on­de se jun­tou a Mu­mu e Ki­tess, dan­do ori­gem ao gru­po Afro­man. Após Mu­mu ter fa­le­ci­do e Ki­tess emi­gra­do, Yan­nick é ago­ra o úni­co mem­bro in­te­gran­te do gru­po. Em 1999, com o pri­mei­ro te­ma pro­mo­ci­o­nal não co­mer­ci­a­li­za­do “Tá ca­lor”, o gru­po con­quis­tou ra­pi­da­men­te um es­pa­ço en­tre o pú­bli­co, pe­la pri­mei­ra vez, fo­ra da co­mu­ni­da­de hip-hop. Daí, as por­tas se te­rem aber­to pa­ra Afro­man se tor­nar no que é ho­je, o can­tor mais po­pu­lar em An­go­la, ba­ten­do re­cor­des: a 21 de De­zem­bro de 2008 de CD mais co­mer­ci­a­li­za­do em An­go­la com 15mil có­pi­as ven­di­das e, con­se­quen­te­men­te, com o con­cer­to com mais as­sis­tên­cia no país, com mais de 22 mil pes­so­as, em 7 de Fe­ve­rei­ro, no Es­tá­dio dos Co­quei­ros.

“Men­ta­li­da­de”, o ál­bum com que qual­quer an­go­la­no se iden­ti­fi­ca, re­tra­ta si­tu­a­ções do dia-a-dia em An­go­la, ape­la tam­bém pe­la li­ber­da­de de ex­pres­são e ser­ve co­mo fer­ra­men­ta de in­ter­ven­ção so­ci­al, abor­dan­do a men­ta­li­da­de da so­ci­e­da­de que pre­ci­sa de uma mu­dan­ça, pa­ra a re­cons­tru­ção de uma An­go­la me­lhor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.