Diá­lo­go com lei­to­res acon­te­ce em Luanda

Jornal de Angola - - CULTURA -

Uma ac­ti­vi­da­de li­te­rá­ria de­no­mi­na­da “Diá­lo­go com lei­to­res” é re­a­li­za­da do­min­go, na se­de da União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos (UEA), en­tre as 9h00 e 12h00, com trans­mis­são em di­rec­to no pro­gra­ma “Manhã de Do­min­go”, da Rá­dio Na­ci­o­nal de An­go­la (RNA), pa­ra sau­dar o 20 de No­vem­bro, Dia In­ter­na­ci­o­nal dos Di­rei­tos das Cri­an­ças.

Nu­ma ini­ci­a­ti­va da UEA, em co­la­bo­ra­ção com o pro­gra­ma Rá­dio Piô, da RNA, a ac­ti­vi­da­de vai con­tar com a pre­sen­ça de di­ver­sos es­cri­to­res mem­bros da UEA, que se de­di­cam à es­cri­ta pa­ra cri­an­ças, que vão man­ter diá­lo­go com seus lei­to­res, bem co­mo res­pon­der ques­tões que o pú­bli­co apre­sen­tar.

O Dia In­ter­na­ci­o­nal dos Di­rei­tos das Cri­an­ças é co­me­mo­ra­dos to­dos os anos a 20 de No­vem­bro. A ori­gem da da­ta é bas­tan­te cla­ra e sig­ni­fi­ca­ti­va: foi a 20 de No­vem­bro de 1959 que se pro­cla­mou mun­di­al­men­te a De­cla­ra­ção dos Di­rei­tos das Cri­an­ças e a 20 de No­vem­bro de 1989 que se adop­tou a Con­ven­ção so­bre os Di­rei­tos da Cri­an­ça. O ob­jec­ti­vo da da­ta é sa­li­en­tar e di­vul­gar os di­rei­tos das cri­an­ças de to­do o mun­do.

A União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos (UEA) é uma as­so­ci­a­ção, com per­so­na­li­da­de ju­rí­di­ca, cons­ti­tuí­da por es­cri­to­res an­go­la­nos.

A UEA foi pro­cla­ma­da em 10 de De­zem­bro de 1975, em ses­são que con­tou com a pre­sen­ça do Pre­si­den­te Agos­ti­nho Ne­to, que pro­fe­riu um dis­cur­so pro­gra­má­ti­co on­de re­flec­tiu so­bre a di­men­são cul­tu­ral de An­go­la. En­tre os pre­sen­tes es­ti­ve­ram es­cri­to­res co­mo Lu­an­di­no Vi­ei­ra, Ar­nal­do San­tos, An­tó­nio Ja­cin­to, An­tó­nio Car­do­so, Jo­fre Ro­cha, Fer­nan­do Cos­ta An­dra­de “Ndun­du­ma”, Ai­res de Al­mei­da San­tos, Ua­nhen­ga Xi­tu, Adri­a­no Bo­te­lho Vas­con­ce­los, Gar­cia Bi­res e João Me­lo.

PAULIMO DAMIÃO

Es­cri­tor John Be­la es­cre­ve pa­ra cri­an­ças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.