Jornal de Angola

ASA apadrinha estreia da Marinha

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

ASA e Marinha de Guerra Angolana centraliza­m hoje às 16h00, no Pavilhão Anexo II da Cidadela Desportiva, as atenções da segunda jornada da fase regular da 39ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, BIC-Basket.

À mesma hora, a Universida­de Lusíada mede forças com o Progresso Sambizanga, no Pavilhão 28 de Fevereiro. Às 18h30, ainda no recinto dos polícias, o Vila Clotilde defronta o Interclube.

O Petro de Luanda-Recreativo do Libolo, jogo de destaque da jornada, está adiado sem data, pelo facto dos calulenses estarem em Espanha a estagiar, visando a presença na Taça dos Clubes Campeões Africanos, de 7 a 17 de Dezembro, na cidade do Cairo, Egipto.

Por força de calendário, o 1º de Agosto folga devido à desistênci­a do Sporting de Benguela, equipa que anunciou a retirada da prova por não dispor de condições humanas e logísticas para suportar as exigências do nacional maior da bola ao cesto.

Esta noite, contrariam­ente ao ASA que foi derrotado na estreia de modo esclareced­or, por 57-82, a Marinha disputa o primeiro jogo no BIC-Basket. Começar com vitória é o desejo do técnico Paulo Macedo e pupilos, ao passo que apagar a pálida imagem demonstrad­a na partida frente aos polícias é objectivo assumido por Carlos Dinis e seus jogadores.

As partidas renhidas proporcion­adas por ambas na temporada passada acalentam esperanças de hoje as equipas voltarem a exibir-se ao seu melhor nível, embora ainda estejam muito distantes da forma desportiva ideal, visto que esse vai ser apenas o segundo jogo oficial. Repartidas as possibilid­ades de triunfo, ganhar e somar os dois pontos é a finalidade de marinheiro­s e aviadores. Derrotado por 10 pontos de diferença frente ao 1º de Agosto, 73-83, o Progresso moldado agora por Alberto de Carvalho “Ginguba” chega ao duelo diante da Lusíada com o estatuto de candidato.

Moralizada pelo equilíbrio do resultado frente aos militares, a formação do Sambizanga tem condições para na abordagem directa baptizar os universitá­rios às ordens de Raul Duarte com derrota. Evitar o percalço é o desejo dos académicos.

Desistênci­a dos leões

O Sporting de Benguela alegou falta de recursos humanos e condições logísticas na justificaç­ão de desistênci­a que reduz para nove o número de equipas no campeonato, resumindo a disputa do BIC-Basket às províncias de Luanda e Cuanza Sul. Dos 10 clubes inicialmen­te inscritos, oito são da capital, 1º de Agosto (campeão em título), Petro de Luanda, Interclube, ASA, Vila Clotilde, Progresso Sambizanga, Marinha de Guerra Angolana e Universida­de Lusíada, ao passo que o Recreativo do Libolo representa o Cuanza Sul. Os leões foram durante anos a única equipa das terras das acácias rubras.

Repescado para substituir a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, segunda classifica­da do Campeonato Nacional da II divisão, ausente por não dispor de condições financeira­s, o Sporting anunciou a retirada na voz do seu presidente, Carlos Cardoso: “Foi uma decisão tomada após reunião entre membros directivos e equipa técnica. Concluímos não haver condições para em 10 dias prepararmo­s uma equipa para uma competição digna e muito bem reconhecid­a a nível internacio­nal, como é o BIC Basket”, disse.

“O Sporting e a sua direcção habituaram e deram mostras a toda a gente de ser uma equipa vencedora. Eu não sou perdedor, sou vencedor, na vida sempre fui assim e jamais aceitaria o Sporting participar para ser um bombo da festa”, argumentou o presidente.

Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB) lamentou o facto, mas mostrou-se sereno quanto à disputa sem sobressalt­os do campeonato. A ausência de uma equipa implica o descanso de uma a cada jornada.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Aviadores são favoritos à conquista dos dois pontos hoje à noite no Pavilhão Anexo II da Cidadela diante dos marinheiro­s de Macedo
KINDALA MANUEL Aviadores são favoritos à conquista dos dois pontos hoje à noite no Pavilhão Anexo II da Cidadela diante dos marinheiro­s de Macedo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola