Rei de Es­pa­nha foi ques­ti­o­na­do

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O lí­der do Po­de­mos, Pa­blo Igle­si­as, apro­vei­tou on­tem a ce­ri­mó­nia que mar­ca o ar­ran­que da no­va le­gis­la­tu­ra es­pa­nho­la pa­ra vol­tar a ques­ti­o­nar a legitimidade da fa­mí­lia re­al es­pa­nho­la. Com o Rei Fi­li­pe VI pre­sen­te, Igle­si­as não pou­pou nas pa­la­vras: “Al­guns são Che­fes de Es­ta­do por­que são fi­lhos, ne­tos e bis­ne­tos de uma di­nas­tia. Com to­do o res­pei­to, te­mos mui­to mais legitimidade [do que o Rei] por­que nós fo­mos vo­ta­dos pe­lo po­vo”, ati­rou o po­lí­ti­co es­pa­nhol. No iní­cio da ce­ri­mó­nia, os de­pu­ta­dos do Po­de­mos já ti­nham fei­to um “sta­te­ment” po­lí­ti­co ao rom­pe­rem com o pro­to­co­lo: o par­ti­do li­de­ra­do por Igle­si­as re­cu­sou-se a apre­sen­tar os cum­pri­men­tos for­mais a Fi­li­pe VI, co­mo re­la­ta o “El Mun­do”.

O jor­nal es­pa­nhol fala, de res­to, num mo­men­to de gran­de ten­são, à me­di­da que o mo­nar­ca es­pa­nhol en­tra­va na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. Acom­pa­nha­do por Le­tí­cia de Es­pa­nha, Rei e Rai­nha não es­con­de­ram as ex­pres­sões gra­ves.À mar­gem da ce­ri­mó­nia, Igle­si­as de­fen­deu que o mo­nar­ca não ti­nha ra­zões pa­ra se sen­tir ofen­di­do e pe­diu res­pei­to pe­la po­si­ção as­su­mi­da pe­lo par­ti­do.

A po­lí­cia do Ko­so­vo anun­ci­ou on­tem que im­pe­diu uma sé­rie de ata­ques si­mul­tâ­ne­os do gru­po ex­tre­mis­ta Es­ta­do Is­lâ­mi­co, um dos quais vi­sa­va um jo­go de qua­li­fi­ca­ção pa­ra o Mun­di­al da Se­lec­ção de fu­te­bol de Is­ra­el na vi­zi­nha Al­bâ­nia. Em co­mu­ni­ca­do, a po­lí­cia ko­so­var pre­ci­sou ter des­co­ber­to pla­nos pa­ra um ata­que du­ran­te o jo­go de sá­ba­do pas­sa­do, em si­mul­tâ­neo com um ou­tro ata­que con­tra um al­vo no Ko­so­vo.

O pri­mei­ro-mi­nis­tro fran­cês, Ma­nu­el Valls, con­si­de­rou on­tem que “é pos­sí­vel” Ma­ri­ne Le Pen, can­di­da­ta do par­ti­do de ex­tre­ma-di­rei­ta Fren­te Na­ci­o­nal, ga­nhar as pre­si­den­ci­ais de 2017 em Fran­ça, im­pul­si­o­na­da pe­la vi­tó­ria de Do­nald Trump nos EUA. “É pos­sí­vel”, dis­se Valls nu­ma con­fe­rên­cia eco­nó­mi­ca em Ber­lim em res­pos­ta a uma per­gun­ta so­bre se Le Pen tem hi­pó­te­ses de ven­cer as elei­ções pre­vis­tas pa­ra 7 de Maio. “To­dos os es­tu­dos de opi­nião di­zem que a can­di­da­ta Ma­ri­ne Le Pen es­ta­rá pre­sen­te na se­gun­da vol­ta”, dis­se pre­o­cu­pa­do Ma­nu­el Valls.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.