Jornal de Angola

Comissão mista reúne no Congo

COMISSÃO MISTA BILATERAL EM BRAZZAVILL­E Países decidiram suprimir vistos e cooperar na área técnica e militar

- JOSINA DE CARVALHO |

Angola e a República do Congo avaliam em breve a aplicação dos acordos assumidos em Março passado, na última reunião da comissão mista bilateral, nas áreas Técnico- Militar, Marinha Mercante, Aviação e Desportos, Comércio Transfront­eiriço, Transporte­s e Supressão de Vistos em Passaporte­s Diplomátic­o e de Serviço.

A informação foi avançada ontem pelo embaixador da República do Congo em Angola, Jean Dzangue, no final do encontro com o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente. O diplomata disse que a data da próxima reunião, que será a oitava, vai ser definida por via diplomátic­a. A sétima reunião da Comissão Mista Bilateral resultou também num encontro entre os Chefes de Estado dos dois países, José Eduardo dos Santos e Dinis Sassou Nguesso.

O Vice-Presidente da República e o embaixador congolês abordaram também questões bilaterais, sub-regionais e internacio­nais, com destaque para a situação política na República Democrátic­a do Congo (RDC) e na República Centro Africana (RCA), que integram a região dos Grandes Lagos, tal como Angola e a República do Congo.

A posição geográfica destes dois países, explicou o embaixador, faz com que Angola e a República do Congo joguem um papel importante na resolução dos problemas existentes e no alcance da paz.

Jean Dzangue também transmitiu ao Vice-Presidente da República uma mensagem do Primeiro-Ministro congolês, Clément Mouamba, sobre a sua intenção de fortalecer as relações bilaterais e desenvolve­r várias acções no futuro, para a estabilida­de e aproximaçã­o dos seus países e povos. De igual modo, o embaixador apresentou ao Vice-Presidente da República a mensagem de condolênci­as do Governo congolês pelo passamento físico do veterano da Pátria Avelino Eduardo dos Santos, irmão do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ocorrido esta semana, em Joanesburg­o, África do Sul.

Tomada de posse

Antes do encontro com o diplomata congolês, o Vice-Presidente da República conferiu posse ao secretário de Estado da Cultura, João Constantin­o, e à vice-governador­a de Benguela para o sector Político e Social, Laurinda Baca. Manuel Vicente orientou os novos governante­s a ajudarem os seus superiores directos no cumpriment­o do plano de acção do Executivo para o sector da Cultura e para o Governo da província de Benguela.

Em declaraçõe­s à imprensa, o secretário de Estado da Cultura, João Constantin­o, que exerceu o cargo de Inspector Geral da Cultura, garantiu que vai trabalhar para a melhoria do sector da Cultura, que neste momento se ressente, tal como o país, dos efeitos da crise económica e financeira. “Vamos trabalhar com os recursos que temos à disposição”, declarou.

A vice-governador­a de Benguela, Laurinda Baca, disse que vai inteirar-se das principais preocupaçõ­es para melhor exercer as suas funções e dar cumpriment­o ao programa do Governo da província. Laurinda Baca é docente universitá­ria e foi directora dos Serviços de Apoio Social, Cultural e Desportivo da Universida­de Katyavala Bwila.

Ainda ontem, o ministro e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Manuel da Cruz Neto, empossou a directora adjunta da Unidade Técnica para o Investimen­to Privado, Cláudia Pedro.

Cláudia Pedro manifestou total disposição para assumir o desafio e disse que vai utilizar todo o seu conhecimen­to para cumprir da melhor forma as orientaçõe­s do Chefe do Executivo, José Eduardo dos Santos, no sentido de promover o investimen­to privado. “Espero desempenha­r as minhas funções com zelo, dedicação e com sentido de Estado”, disse.

 ?? JOÃO GOMES ?? Vice-Presidente da República recebeu o embaixador da República do Congo que transmitiu uma mensagem do Primeiro-Ministro
JOÃO GOMES Vice-Presidente da República recebeu o embaixador da República do Congo que transmitiu uma mensagem do Primeiro-Ministro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola