Co­mis­são mis­ta reú­ne no Con­go

CO­MIS­SÃO MIS­TA BILATERAL EM BRAZZAVILLE Paí­ses de­ci­di­ram su­pri­mir vis­tos e co­o­pe­rar na área téc­ni­ca e mi­li­tar

Jornal de Angola - - PARTADA - JOSINA DE CAR­VA­LHO |

An­go­la e a Re­pú­bli­ca do Con­go ava­li­am em bre­ve a apli­ca­ção dos acor­dos as­su­mi­dos em Mar­ço pas­sa­do, na úl­ti­ma reu­nião da co­mis­são mis­ta bilateral, nas áre­as Téc­ni­co- Mi­li­tar, Ma­ri­nha Mer­can­te, Avi­a­ção e Des­por­tos, Co­mér­cio Trans­fron­tei­ri­ço, Trans­por­tes e Su­pres­são de Vis­tos em Pas­sa­por­tes Di­plo­má­ti­co e de Ser­vi­ço.

A in­for­ma­ção foi avan­ça­da on­tem pe­lo em­bai­xa­dor da Re­pú­bli­ca do Con­go em An­go­la, Je­an Dzan­gue, no fi­nal do en­con­tro com o Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Manuel Vicente. O di­plo­ma­ta dis­se que a da­ta da pró­xi­ma reu­nião, que se­rá a oi­ta­va, vai ser de­fi­ni­da por via di­plo­má­ti­ca. A sé­ti­ma reu­nião da Co­mis­são Mis­ta Bilateral re­sul­tou tam­bém num en­con­tro en­tre os Che­fes de Es­ta­do dos dois paí­ses, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos e Di­nis Sas­sou Ngues­so.

O Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e o em­bai­xa­dor con­go­lês abor­da­ram tam­bém ques­tões bi­la­te­rais, sub-re­gi­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais, com des­ta­que pa­ra a si­tu­a­ção po­lí­ti­ca na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC) e na Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na (RCA), que in­te­gram a re­gião dos Gran­des Lagos, tal co­mo An­go­la e a Re­pú­bli­ca do Con­go.

A po­si­ção ge­o­grá­fi­ca des­tes dois paí­ses, ex­pli­cou o em­bai­xa­dor, faz com que An­go­la e a Re­pú­bli­ca do Con­go jo­guem um pa­pel im­por­tan­te na re­so­lu­ção dos pro­ble­mas exis­ten­tes e no al­can­ce da paz.

Je­an Dzan­gue tam­bém trans­mi­tiu ao Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca uma men­sa­gem do Pri­mei­ro-Mi­nis­tro con­go­lês, Clé­ment Mou­am­ba, so­bre a sua in­ten­ção de for­ta­le­cer as re­la­ções bi­la­te­rais e de­sen­vol­ver vá­ri­as ac­ções no fu­tu­ro, pa­ra a es­ta­bi­li­da­de e apro­xi­ma­ção dos seus paí­ses e po­vos. De igual mo­do, o em­bai­xa­dor apre­sen­tou ao Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca a men­sa­gem de con­do­lên­ci­as do Go­ver­no con­go­lês pe­lo pas­sa­men­to fí­si­co do ve­te­ra­no da Pá­tria Ave­li­no Edu­ar­do dos San­tos, ir­mão do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, ocor­ri­do es­ta se­ma­na, em Jo­a­nes­bur­go, Áfri­ca do Sul.

To­ma­da de pos­se

An­tes do en­con­tro com o di­plo­ma­ta con­go­lês, o Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca con­fe­riu pos­se ao se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Cul­tu­ra, João Cons­tan­ti­no, e à vi­ce-go­ver­na­do­ra de Ben­gue­la pa­ra o sec­tor Po­lí­ti­co e So­ci­al, Lau­rin­da Ba­ca. Manuel Vicente ori­en­tou os no­vos go­ver­nan­tes a aju­da­rem os seus su­pe­ri­o­res di­rec­tos no cum­pri­men­to do pla­no de ac­ção do Exe­cu­ti­vo pa­ra o sec­tor da Cul­tu­ra e pa­ra o Go­ver­no da pro­vín­cia de Ben­gue­la.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Cul­tu­ra, João Cons­tan­ti­no, que exer­ceu o car­go de Ins­pec­tor Ge­ral da Cul­tu­ra, ga­ran­tiu que vai tra­ba­lhar pa­ra a me­lho­ria do sec­tor da Cul­tu­ra, que nes­te mo­men­to se res­sen­te, tal co­mo o país, dos efei­tos da cri­se eco­nó­mi­ca e fi­nan­cei­ra. “Va­mos tra­ba­lhar com os re­cur­sos que te­mos à dis­po­si­ção”, de­cla­rou.

A vi­ce-go­ver­na­do­ra de Ben­gue­la, Lau­rin­da Ba­ca, dis­se que vai in­tei­rar-se das prin­ci­pais pre­o­cu­pa­ções pa­ra me­lhor exer­cer as su­as fun­ções e dar cum­pri­men­to ao pro­gra­ma do Go­ver­no da pro­vín­cia. Lau­rin­da Ba­ca é do­cen­te uni­ver­si­tá­ria e foi di­rec­to­ra dos Ser­vi­ços de Apoio So­ci­al, Cul­tu­ral e Des­por­ti­vo da Uni­ver­si­da­de Katya­va­la Bwi­la.

Ain­da on­tem, o mi­nis­tro e che­fe da Ca­sa Ci­vil do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Manuel da Cruz Ne­to, em­pos­sou a di­rec­to­ra ad­jun­ta da Uni­da­de Téc­ni­ca pa­ra o In­ves­ti­men­to Pri­va­do, Cláudia Pe­dro.

Cláudia Pe­dro ma­ni­fes­tou to­tal dis­po­si­ção pa­ra as­su­mir o de­sa­fio e dis­se que vai uti­li­zar to­do o seu co­nhe­ci­men­to pa­ra cum­prir da me­lhor for­ma as ori­en­ta­ções do Che­fe do Exe­cu­ti­vo, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, no sen­ti­do de pro­mo­ver o in­ves­ti­men­to pri­va­do. “Es­pe­ro de­sem­pe­nhar as mi­nhas fun­ções com ze­lo, de­di­ca­ção e com sen­ti­do de Es­ta­do”, dis­se.

JOÃO GO­MES

Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca re­ce­beu o em­bai­xa­dor da Re­pú­bli­ca do Con­go que trans­mi­tiu uma men­sa­gem do Pri­mei­ro-Mi­nis­tro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.