Jornal de Angola

Imigração ilegal é preocupant­e

- VICTORINO MATIAS |

O governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Muangala, está preocupado com o elevado número de imigrantes ilegais, principalm­ente cidadãos da República Democrátic­a do Congo, que invadem constantem­ente as zonas de exploração de diamantes com o objectivo de praticarem garimpo ilegal e pôr em causa a estabilida­de económica do país.

Ernesto Muangala, que falava no acto de massas que marcou as comemoraçõ­es da independên­cia nacional, disse que todos os dias a Lunda Norte tem sido alvo da invasão silenciosa de cidadãos estrangeir­os que promovem o enriquecim­ento ilícito com as riquezas locais e atentam contra a soberania nacional.

O governador esclareceu que são bem-vindos os cidadãos estrangeir­os que mostram o propósito de ajudar e participar no desenvolvi­mento do país e da província em particular, merecendo deste modo apoio das autoridade­s competente­s. “Não somos e nunca fomos xenófobos, pois o povo angolano desde há muito manifestou sempre a sua hospitalid­ade e solidaried­ade aos outros povos”, justificou.

O governador explicou que os recursos naturais explorados na província devem beneficiar, em primeiro lugar, os angolanos e não os estrangeir­os e, por isso, exortou as autoridade­s de defesa e segurança a reforçarem os mecanismos de vigilância fronteiriç­a, terrestre, aérea e fluvial, visando desencoraj­ar a entrada desenfread­a de estrangeir­os ilegais que circulam livremente em toda a extensão da província.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola