Se­na­dor Mitt Rom­ney po­de che­fi­ar di­plo­ma­cia

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Pre­si­den­te elei­to dos Es­ta­dos Uni­dos, Do­nald Trump, pros­se­gue as con­sul­tas pa­ra for­mar a sua equi­pa de tran­si­ção, de­pois de ter re­ce­bi­do es­ta se­ma­na vá­ri­as per­so­na­li­da­des co­ta­das pa­ra de­sem­pe­nha­rem fun­ções na sua ad­mi­nis­tra­ção.

Mitt Rom­ney, um re­pu­bli­ca­no mo­de­ra­do que foi der­ro­ta­do por Ba­rack Oba­ma nas elei­ções pre­si­den­ci­ais de 2012, reú­ne com Do­nald Trump es­te fi­nal de se­ma­na e es­tá en­tre os in­di­ca­dos ao car­go de se­cre­tá­rio de Es­ta­do, in­for­ma­ram mei­os de co­mu­ni­ca­ção nor­te-ame­ri­ca­nos.

O ex-go­ver­na­dor de Mas­sa­chus­sets, de 69 anos, que foi um dos mais vi­ru­len­tos crí­ti­cos de Do­nald Trump du­ran­te a cam­pa­nha, vai ser re­ce­bi­do pe­lo pre­si­den­te elei­to dos Es­ta­dos Uni­dos, anun­ci­ou a CNN.

Se­gun­do a NBC News, Rom­ney é ago­ra um dos can­di­da­tos a su­ce­der John Ker­ry à fren­te da di­plo­ma­cia nor­te-ame­ri­ca­na.

O se­na­dor pe­lo Ala­ba­ma, Jeff Ses­si­ons, co­ta­do pa­ra ocu­par al­gu­ma pas­ta na pró­xi­ma ad­mi­nis­tra­ção, pa­re­ceu con­fir­mar, em par­te, es­tas in­for­ma­ções, ao dei­xar a Trump Tower, o QG de Do­nald Trump em No­va Ior­que, na quin­ta-fei­ra.

“Acho bom que o Pre­si­den­te elei­to se reú­na com pes­so­as co­mo Mitt Rom­ney”, de­cla­rou o se­na­dor. “Tem mui­ta gen­te ta­len­to­sa com quem (Do­nald Trump) pre­ci­sa man­ter bo­as re­la­ções de tra­ba­lho. E acho que Rom­ney é ca­paz de fa­zer vá­ri­as coi­sas. Es­tou cer­to de que é um dos con­ta­dos. Mas é Trump quem to­ma­rá a de­ci­são fi­nal”, acres­cen­tou.

Apoio de Kis­sin­ger

Do­nald Trump fez uma pau­sa na quin­ta-fei­ra no re­cru­ta­men­to da sua equi­pa de se­gu­ran­ça na­ci­o­nal pa­ra pe­dir con­se­lho a Henry Kis­sin­ger, um dos mais ilus­tres e po­lé­mi­cos di­ri­gen­tes do pas­sa­do.

Kis­sin­ger, ac­tu­al­men­te com 93 anos, foi se­cre­tá­rio de Es­ta­do e as­ses­sor de se­gu­ran­ça na­ci­o­nal du­ran­te os go­ver­nos dos pre­si­den­tes Ri­chard Ni­xon e Ge­rard Ford, foi o ar­qui­tec­to da apro­xi­ma­ção dos Es­ta­dos Uni­dos e da Chi­na e aju­dou a ne­go­ci­ar os acor­dos de Paz de Pa­ris que de­ram um fim à gu­er­ra do Vi­et­na­me.

Kis­sin­ger con­ti­nua a ser um respeitado es­pe­ci­a­lis­ta em po­lí­ti­ca, mas a sua re­pu­ta­ção foi ofus­ca­da pe­lo seu pa­pel no gol­pe de Es­ta­do no Chi­le, apoi­a­do pe­la CIA, e no bom­bar­de­a­men­to ame­ri­ca­no ao Cam­bod­ja. Trump, um mul­ti­mi­li­o­ná­rio do sec­tor imo­bi­liá­rio con­si­de­ra­do inex­pe­ri­en­te em po­lí­ti­ca ex­ter­na e em fun­ções pú­bli­cas, reu­niu com Kis­sin­ger du­ran­te a cam­pa­nha e re­ce­beu-o na Trump Tower, a sua re­si­dên­cia e quar­tel ge­ne­ral de cam­pa­nha. “Te­nho um gran­de res­pei­to pe­lo dou­tor Kis­sin­ger e apre­cio que com­par­ti­lhe as su­as opi­niões co­mi­go”, dis­se Trump de­pois de o re­ce­ber no seu lu­xu­o­so ar­ra­nha-céus, em No­va Ior­que.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.