Re­de mul­ti­cai­xa re­gis­ta au­men­to das tran­sac­ções

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

As tran­sac­ções financeiras em cai­xas au­to­má­ti­cas (ATM) atin­gi­ram, no ano tran­sac­to, 1.587.040 mi­lhões de kwan­zas, re­pre­sen­tan­do um cres­ci­men­to na or­dem de 20 por cen­to, em re­la­ção ao ano de 2014.

Um es­tu­do da Kpmg apre­sen­ta­do on­tem, em Lu­an­da, in­di­ca que, nes­se pe­río­do, se re­gis­tou tam­bém um au­men­to de 45 por cen­to nas tran­sac­ções (mé­dia men­sal) efec­tu­a­das nos ter­mi­nais de pa­ga­men­to au­to­má­ti­co (TPA) de cer­ca de 51.185 mi­lhões de kwan­zas. Na pers­pec­ti­va do Ban­co Na­ci­o­nal de An­go­la (BNA), re­fe­re o es­tu­do, que pre­via um cres­ci­men­to anu­al no nú­me­ro de tran­sac­ções em cer­ca de 50 por cen­to, es­te au­men­to evi­den­cia uma de­sa­ce­le­ra­ção fa­ce ao ano tran­sac­to.

A pes­qui­sa su­bli­nha, igual­men­te, que as ope­ra­ções de pa­ga­men­to de fac­tu­ras re­gis­ta­ram um cres­ci­men­to na or­dem dos 97 por cen­to e as de trans­fe­rên­ci­as de cer­ca de 148. O es­tu­do apon­ta o cres­ci­men­to do nú­me­ro de ATM que foi in­fe­ri­or a 2014, is­to é seis por cen­to em 2015, con­tra 13. Quan­to aos car­tões mul­ti­cai­xa, em 2014, fo­ram qua­tro mi­lhões e 74 mil vá­li­dos, dos qu­ais três mi­lhões e 42 mil em ac­ti­vi­da­de. A evo­lu­ção do nú­me­ro de car­tões vi­vos acom­pa­nhou a evo­lu­ção nos res­tan­tes mei­os de pa­ga­men­to, ao apre­sen­tar, em 2014, ta­xas de cres­ci­men­to in­fe­ri­o­res às de 2013, oi­to e 29 por cen­to, res­pec­ti­va­men­te. O país pos­sui 27 instituições financeiras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.