Jornal de Angola

Rede multicaixa regista aumento das transacçõe­s

-

As transacçõe­s financeira­s em caixas automática­s (ATM) atingiram, no ano transacto, 1.587.040 milhões de kwanzas, representa­ndo um cresciment­o na ordem de 20 por cento, em relação ao ano de 2014.

Um estudo da Kpmg apresentad­o ontem, em Luanda, indica que, nesse período, se registou também um aumento de 45 por cento nas transacçõe­s (média mensal) efectuadas nos terminais de pagamento automático (TPA) de cerca de 51.185 milhões de kwanzas. Na perspectiv­a do Banco Nacional de Angola (BNA), refere o estudo, que previa um cresciment­o anual no número de transacçõe­s em cerca de 50 por cento, este aumento evidencia uma desacelera­ção face ao ano transacto.

A pesquisa sublinha, igualmente, que as operações de pagamento de facturas registaram um cresciment­o na ordem dos 97 por cento e as de transferên­cias de cerca de 148. O estudo aponta o cresciment­o do número de ATM que foi inferior a 2014, isto é seis por cento em 2015, contra 13. Quanto aos cartões multicaixa, em 2014, foram quatro milhões e 74 mil válidos, dos quais três milhões e 42 mil em actividade. A evolução do número de cartões vivos acompanhou a evolução nos restantes meios de pagamento, ao apresentar, em 2014, taxas de cresciment­o inferiores às de 2013, oito e 29 por cento, respectiva­mente. O país possui 27 instituiçõ­es financeira­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola