Jornal de Angola

Casos de doença registam redução

- JOÃO CONSTANTIN­O |

Os óbitos por causas relacionad­as com o VIH/Sida conheceram uma redução consideráv­el neste ano, na província do Bié, sem registos de mortes de crianças e seis em pessoas adultas, revelou ontem o director local da Saúde.

João Campos Cacungula referiu que, comparativ­amente ao primeiro semestre de 2015, as mortes de adultos desceram de 19 para sete e de dois para zero em crianças. No mesmo período só foi registado um caso de óbito entre mulheres grávidas.

Neste ano, as estatístic­as apontam que o número de mulheres gestantes testadas reduziu para 8.636 contra os 13.568 do ano passado.

Quanto aos adultos, o responsáve­l disse que foram testados 8.971, contra os 13.142 do mesmo período do ano passado. Foram ainda testadas 1.143 crianças. Dos 18.750 testes efectuados durante o primeiro semestre deste ano, foram descoberto­s 283 novos casos positivos, sendo 94 em mulheres gestantes, 177 em adultos e 12 em crianças.

Apesar de os casos de mortes estejam a reduzir significat­ivamente entre as pessoas portadoras da doença, o director disse que o índice de prevalênci­a do vírus da sida, no Bié, continua a preocupar as autoridade­s sanitárias. João Campos Cacungula revelou que a província possui 258 unidades sanitárias, com serviços de atendiment­o e testagem.

A Estratégia Global da ONUSIDA até 2020 tem como objectivo dar condições para que 90 por cento das pessoas infectadas tenham conhecimen­to da sua condição serológica e que igual percentage­m encontre facilidade­s de acesso ao tratamento com anti-retrovirai­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola