Vá­ri­os bair­ros da ca­pi­tal pri­va­dos de água po­tá­vel

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - VIC­TO­RI­NO JO­A­QUIM |

Ao to­do, on­ze bair­ros da pro­vín­cia de Lu­an­da fi­cam pri­va­dos do abas­te­ci­men­to de água po­tá­vel, por um pe­río­do de 36 ho­ras, a par­tir de ama­nhã, de­vi­do à exe­cu­ção de tra­ba­lhos pa­ra a en­tra­da em fun­ci­o­na­men­to de um no­vo re­ser­va­tó­rio no Cen­tro de Dis­tri­bui­ção do Mar­çal.

Tra­ta-se dos bair­ros Ran­gel, Mar­çal, Pre­col, Vi­la Ali­ce, Mi­ra­mar, Sam­bi­zan­ga, Va­ló­dia, Ope­rá­rio, Bo­a­vis­ta, Ne­li­to So­a­res e Cru­zei­ro, in­for­mou on­tem ao Jor­nal de An­go­la o di­rec­tor do Pro­jec­to de Re­qua­li­fi­ca­ção e Am­pli­a­ção do Cen­tro de Dis­tri­bui­ção do Mar­çal.

Go­mes Ro­sa dis­se que, no âm­bi­to do pro­jec­to, o úl­ti­mo re­ser­va­tó­rio, com ca­pa­ci­da­de pa­ra 35 mil me­tros cú­bi­cos, já es­tá cons­truí­do, mas, pa­ra en­trar em fun­ci­o­na­men­to, de­ve fi­car li­ga­do ao sec­tor de bom­ba­gem atra­vés de uma tu­ba­gem, tra­ba­lho que es­tá a ser exe­cu­ta­do por em­pre­sas chi­ne­sas.

“Nes­te mo­men­to, to­da a tu­ba­gem já es­tá co­lo­ca­da, fal­tan­do fa­zer ape­nas o tra­ba­lho de re­ves­ti­men­to de uma das par­tes do in­te­ri­or do re­ser­va­tó­rio, que vai evi­tar even­tu­ais fis­su­ras”, dis­se o fun­ci­o­ná­rio da Em­pre­sa Pú­bli­ca de Águas (EPAL), acen­tu­an­do que de­pois é re­a­li­za­do um tes­te pa­ra afe­rir a qua­li­da­de do tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do. Se tu­do cor­rer co­mo pre­vis­to, acen­tu­ou, em me­nos de 36 ho­ras o tra­ba­lho fi­ca con­cluí­do.

Go­mes Ro­sa ga­ran­tiu que, quan­do o no­vo re­ser­va­tó­rio en­trar em fun­ci­o­na­men­to, o sis­te­ma de abas­te­ci­men­to de água do Mar­çal vai fun­ci­o­nar 24 so­bre 24 ho­ras, con­tra as 12 ho­ras ac­tu­ais, além de que a água vai che­gar aos do­mi­cí­li­os com mai­or pres­são. Ac­tu­al­men­te, o Cen­tro de Dis­tri­bui­ção do Mar­çal tem dois re­ser­va­tó­ri­os, ca­da um com ca­pa­ci­da­de pa­ra ar­ma­ze­nar 35 mil me­tros cú­bi­cos, per­fa­zen­do um to­tal de 70 mil me­tros cú­bi­cos.

Des­de a con­clu­são, em 2015, da pri­mei­ra fa­se das obras de re­qua­li­fi­ca­ção e am­pli­a­ção dos cen­tros de dis­tri­bui­ção de água do Mar­çal, Mai­an­ga e Ca­zen­ga, a pro­vín­cia de Lu­an­da co­me­çou a re­gis­tar uma me­lhor qua­li­da­de des­te lí­qui­do. O pro­jec­to, ini­ci­a­do em Fe­ve­rei­ro de 2013, fi­ca con­cluí­do em De­zem­bro des­te ano, de acor­do com Do­min­gos Pa­ci­ên­cia, por­ta-voz da EPAL, que ga­ran­tiu es­ta­rem os tra­ba­lhos a de­cor­rer a bom rit­mo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.