Jornal de Angola

Gloriosos do Prenda levam semba de raíz

-

Os veteranos dos Gloriosos do Prenda e o jovem artista Jack Nkanga actuam hoje, no Palácio de Ferro, sendo um encontro entre a antiga e a moderna música de Angola. Com entradas livres, o primeiro concerto começa às 20h30, no palco Bengo e, o segundo, às 21h30, no Ngola.

O agrupament­o Gloriosos do Prenda, constituíd­o por Dom Caetano (voz), Augusto Chacaya (voz), António Paulino (voz), António Imperial “Baião” (viola ritmo), Zé Mwene Puto (viola solo), Carlos Timóteo (viola baixo), Zé Abílio (contra solo), Esteves Bento (tambores), Chico Montenegro (bongos), Josué (teclado), Didi da Mãe Preta (dikanza) e Zé Manico (coro), vai apresentar as canções que marcam o percurso deste emblemátic­o conjunto.

A formação existe desde 2010, altura em que se deixaram os “Jovens do Prenda”, que foi formado em 1968, ainda com a designação de “Jovens do Catambor”. Estiveram na base da formação dos Gloriosos do Prenda os músicos Chico Montenegro e Didi da Mãe Preta.

Jack Nkanga, no seu jeito caracterís­tico, vai apresentar-se pela primeira vez no palco Ngola, onde vai cantar temas como “Sonhador”, “Eu e a garina” e “Arts & Grafts” que fazem parte do seu disco de estreia, “Oops”, publicado em 2014. Nkanga inspira-se em factos sociais, em questões passionais, a natureza, dentre outros aspectos que marcam a sua vida.

Na sua música, incorpora estilos africanos, como funck, soul e rock. Neste concerto, o musico vai se fazer acompanhar pelos seus contemporâ­neos, nomeadamen­te José Graciano (teclado), Cloves Esteves (viola solo), Marabu (viola baixo) e Dalú Rogée (percussão). Desde 2006, Jack Nkanga investe na sua carreira como vocalista e compositor.

 ?? JAIMAGENS ?? Guitarrist­a Baião dos Gloriosos do Prenda
JAIMAGENS Guitarrist­a Baião dos Gloriosos do Prenda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola