Glo­ri­o­sos do Pren­da le­vam sem­ba de raíz

Jornal de Angola - - CULTURA -

Os ve­te­ra­nos dos Glo­ri­o­sos do Pren­da e o jo­vem ar­tis­ta Jack Nkan­ga ac­tu­am ho­je, no Pa­lá­cio de Fer­ro, sen­do um en­con­tro en­tre a an­ti­ga e a mo­der­na mú­si­ca de An­go­la. Com en­tra­das li­vres, o pri­mei­ro con­cer­to co­me­ça às 20h30, no pal­co Ben­go e, o se­gun­do, às 21h30, no Ngo­la.

O agru­pa­men­to Glo­ri­o­sos do Pren­da, cons­ti­tuí­do por Dom Caetano (voz), Au­gus­to Cha­caya (voz), An­tó­nio Paulino (voz), An­tó­nio Im­pe­ri­al “Baião” (vi­o­la rit­mo), Zé Mwe­ne Pu­to (vi­o­la so­lo), Car­los Ti­mó­teo (vi­o­la bai­xo), Zé Abí­lio (con­tra so­lo), Es­te­ves Ben­to (tam­bo­res), Chi­co Mon­te­ne­gro (bon­gos), Jo­sué (te­cla­do), Di­di da Mãe Preta (di­kan­za) e Zé Ma­ni­co (co­ro), vai apre­sen­tar as canções que mar­cam o per­cur­so des­te em­ble­má­ti­co con­jun­to.

A for­ma­ção exis­te des­de 2010, al­tu­ra em que se dei­xa­ram os “Jo­vens do Pren­da”, que foi for­ma­do em 1968, ain­da com a de­sig­na­ção de “Jo­vens do Ca­tam­bor”. Es­ti­ve­ram na ba­se da for­ma­ção dos Glo­ri­o­sos do Pren­da os mú­si­cos Chi­co Mon­te­ne­gro e Di­di da Mãe Preta.

Jack Nkan­ga, no seu jei­to ca­rac­te­rís­ti­co, vai apre­sen­tar-se pe­la pri­mei­ra vez no pal­co Ngo­la, on­de vai can­tar te­mas co­mo “So­nha­dor”, “Eu e a ga­ri­na” e “Arts & Grafts” que fa­zem par­te do seu dis­co de es­treia, “Oops”, pu­bli­ca­do em 2014. Nkan­ga ins­pi­ra-se em fac­tos so­ci­ais, em ques­tões pas­si­o­nais, a na­tu­re­za, den­tre ou­tros as­pec­tos que mar­cam a sua vi­da.

Na sua mú­si­ca, in­cor­po­ra es­ti­los afri­ca­nos, co­mo funck, soul e rock. Nes­te con­cer­to, o mu­si­co vai se fa­zer acom­pa­nhar pe­los seus con­tem­po­râ­ne­os, no­me­a­da­men­te Jo­sé Gra­ci­a­no (te­cla­do), Clo­ves Es­te­ves (vi­o­la so­lo), Ma­ra­bu (vi­o­la bai­xo) e Da­lú Ro­gée (per­cus­são). Des­de 2006, Jack Nkan­ga in­ves­te na sua car­rei­ra co­mo vo­ca­lis­ta e com­po­si­tor.

JAIMAGENS

Gui­tar­ris­ta Baião dos Glo­ri­o­sos do Pren­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.