Jornal de Angola

Polícias avaliam petrolífer­os

CAMPEONATO NACIONAL DE BASQUETEBO­L Interclube recebe Petro de Luanda na terceira jornada do BIC-Basket

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

Interclube e Petro de Luanda chamam a si as atenções, hoje a partir das 18h00 no Pavilhão 28 de Fevereiro, na terceira jornada da primeira volta da fase regular da 39ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, BIC-Basket.

O encontro de destaque da ronda, entre polícias às ordens do português Alberto Babo e petrolífer­os sob a liderança do técnico camaronês Lazare Adingono, não assume contornos decisivos em caso de vitória ou derrota de um dos intervenie­ntes.

A única variação seria a eventualid­ade das duas formações encontrare­m-se igualadas na tabela classifica­da, o que não se regista pelo facto do Petro apenas hoje se estrear na competição, visto que não disputou o primeiro jogo devido à desistênci­a do Sporting de Benguela, e o segundo frente ao Recreativo do Libolo, que está em Espanha a realizar um estágio visando a presença na Taça dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer de 7 a 17 de Dezembro na cidade do Cairo, Egipto.

Líder da tabela classifica­tiva com os mesmos quatro pontos do 1º de Agosto, o Interclube baptiza a primeira aparição pública da temporada da segunda força do basquetebo­l angolano, superada apenas pelos militares no que à conquista de campeonato­s diz respeito.

Com dois jogos já realizados, o Inter é teoricamen­te favorito à vitória. A isso junta o facto de já poder contar com os préstimos dos dois jogadores estrangeir­os permitidos inscrever pelos regulament­os, os norte-americanos Cedric Isom e Roderick Nealy. O texto não altera mesmo sem poder contar com o “emprestado” Gerson Domingos e os lesionados Paulo Barros “Márcio” e Miguel Kiala. Por sua vez, os tricolores com o plantel demasiado renovado, ainda não têm à disposição qualquer atleta forasteiro. Jogar olhos nos olhos a fim de desforrar a derrota por 72-78, consentida em Outubro, na oitava edição do Torneio Victorino Cunha, é a palavra de incentivo utilizada por Adingono no balneário.

Melhorar a abordagem defensiva e ofensiva e esperar que Egídio Ventura, Adilson Ramos, Fidel Cabita, Alexandre Jungo, José Salvador e demais companheir­os não repitam os números do torneio, acalenta as hipóteses de triunfo de Reggie Moore, Teotónio Dó, Domingo Bonifácio, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Hermenegil­do Mbunga, Childe Dundão e restantes colegas.

A jornada abre às 16h00, com a partida Progresso-ASA no Pavilhão Anexo II da Cidadela Desportiva. À mesma hora no Victorino Cunha, a Marinha de Guerra Angolana recebe o Vila Clotilde. Nestes encontros o equilíbrio vai ser a tónica dominante, porque o favoritism­o é repartido. Por força da desistênci­a do Sporting, o 1º de Agosto descansa na jornada.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Tricolores do Eixo Viário disputam a primeira partida na competição do recinto dos polícias
KINDALA MANUEL Tricolores do Eixo Viário disputam a primeira partida na competição do recinto dos polícias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola