Alu­nos ga­nham ex­pe­ri­ên­cia

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O pro­jec­to “NBA Jú­ni­or”, que tem co­mo fo­co o des­por­to pra­ti­ca­do nas es­co­las, foi apre­sen­ta­do quin­ta-fei­ra em Lu­an­da, no Pa­vi­lhão Mul­tiu­sos de Ki­lam­ba, na pre­sen­ça do em­bai­xa­dor da Li­ga Nor­te-Ame­ri­ca­na de Basquetebol, Di­kem­be Mu­tom­bo, e do vi­ce-pre­si­den­te pa­ra Áfri­ca, Ama­dou Gal­lo Fall.

A em­pre­sa Hel­marc vol­ta a pro­por­ci­o­nar uma no­va ex­pe­ri­ên­cia a me­ni­nos até 16 anos, de­pois do su­ces­so do “Basquetebol Sem Fron­tei­ra” (BSF), que jun­tou 87 bas­que­te­bo­lis­tas afri­ca­nos nas­ci­dos em 1999, pro­ve­ni­en­tes de 28 paí­ses, su­per­vi­si­o­na­dos por jo­ga­do­res e an­ti­gas es­tre­las, bem co­mo qua­dros se­ni­o­res da NBA.

Di­kem­be Mo­tom­bo dis­se que o su­ces­so do BSF e o en­tu­si­as­mo que cons­ta­tou nos an­go­la­nos, as­sim co­mo os jo­vens que vi­e­ram de vá­ri­os paí­ses em Se­tem­bro, fi­ze­ram com que a sua von­ta­de de re­gres­sar a Lu­an­da fos­se mai­or.

“Te­mos re­a­li­za­do o BSF há 14 anos, mas a edi­ção 2016 foi mui­to es­pe­ci­al. Qu­e­ro agra­de­cer à NBA e a Hel­marc, em par­ti­cu­lar o em­pre­sá­rio Hél­der Cruz, por tor­nar es­ta par­ce­ria um su­ces­so e pos­si­bi­li­tar o nos­so re­gres­so a An­go­la. Sem­pre sou­be­mos que o vos­so país é a po­tên­cia má­xi­ma no con­ti­nen­te, mas es­ta foi a nos­sa pri­mei­ra ex­pe­ri­ên­cia aqui”, des­ta­cou.

O an­ti­go jo­ga­dor das for­ma­ções dos Den­ver Nug­gets, Hous­ton Roc­kets, Phi­la­delphia 76ers e Atlan­ta Hawks acre­di­ta que o pro­jec­to NBA Jú­ni­or vai be­ne­fi­ci­ar as cri­an­ças, que des­te mo­do têm a pos­si­bi­li­da­de de cres­cer e de­sen­vol­ver as su­as ha­bi­li­da­des num pro­gra­ma fan­tás­ti­co, on­de apren­dem mui­to so­bre a mo­da­li­da­de, va­lo­res pa­ra a vi­da, além de abrir bo­as pers­pec­ti­vas de su­ces­so, ca­so si­gam uma car­rei­ra pro­fis­si­o­nal.

Por seu tur­no, o se­ne­ga­lês Ama­dou Fall, di­ri­gin­do-se às cri­an­ças pre­sen­tes no ac­to, fez sa­ber que ape­sar de re­gres­sar num for­ma­to di­fe­ren­te do BSF, a von­ta­de e de­ter­mi­na­ção dos su­per­vi­so­res da BNA Jú­ni­or se­rá a mes­ma, no ca­so mar­car os 71 anos da me­lhor li­ga de basquetebol do mun­do.

De acor­do com Hél­der Cruz, o pro­jec­to vai ar­ran­car no pró­xi­mo ano lec­ti­vo, em fi­nais de Fe­ve­rei­ro. Nu­ma pri­mei­ra fa­se vai con­tem­plar os alu­nos das es­co­las da ca­pi­tal, quer do en­si­no es­ta­tal quer do pri­va­do.

“O pro­jec­to NBA Jú­ni­or é o se­gui­men­to do basquetebol pra­ti­ca­do a ní­vel das es­co­las, daí ter­mos a pre­sen­ça de mui­tos es­tu­dan­tes aqui. É nos­sa pre­ten­são mon­tar­mos uma aca­de­mia em par­ce­ria com a NBA, daí a ra­zão de mais es­te pas­so”, ex­pli­cou Hél­der Cruz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.