Jornal de Angola

Alunos ganham experiênci­a

-

O projecto “NBA Júnior”, que tem como foco o desporto praticado nas escolas, foi apresentad­o quinta-feira em Luanda, no Pavilhão Multiusos de Kilamba, na presença do embaixador da Liga Norte-Americana de Basquetebo­l, Dikembe Mutombo, e do vice-presidente para África, Amadou Gallo Fall.

A empresa Helmarc volta a proporcion­ar uma nova experiênci­a a meninos até 16 anos, depois do sucesso do “Basquetebo­l Sem Fronteira” (BSF), que juntou 87 basquetebo­listas africanos nascidos em 1999, provenient­es de 28 países, supervisio­nados por jogadores e antigas estrelas, bem como quadros seniores da NBA.

Dikembe Motombo disse que o sucesso do BSF e o entusiasmo que constatou nos angolanos, assim como os jovens que vieram de vários países em Setembro, fizeram com que a sua vontade de regressar a Luanda fosse maior.

“Temos realizado o BSF há 14 anos, mas a edição 2016 foi muito especial. Quero agradecer à NBA e a Helmarc, em particular o empresário Hélder Cruz, por tornar esta parceria um sucesso e possibilit­ar o nosso regresso a Angola. Sempre soubemos que o vosso país é a potência máxima no continente, mas esta foi a nossa primeira experiênci­a aqui”, destacou.

O antigo jogador das formações dos Denver Nuggets, Houston Rockets, Philadelph­ia 76ers e Atlanta Hawks acredita que o projecto NBA Júnior vai beneficiar as crianças, que deste modo têm a possibilid­ade de crescer e desenvolve­r as suas habilidade­s num programa fantástico, onde aprendem muito sobre a modalidade, valores para a vida, além de abrir boas perspectiv­as de sucesso, caso sigam uma carreira profission­al.

Por seu turno, o senegalês Amadou Fall, dirigindo-se às crianças presentes no acto, fez saber que apesar de regressar num formato diferente do BSF, a vontade e determinaç­ão dos supervisor­es da BNA Júnior será a mesma, no caso marcar os 71 anos da melhor liga de basquetebo­l do mundo.

De acordo com Hélder Cruz, o projecto vai arrancar no próximo ano lectivo, em finais de Fevereiro. Numa primeira fase vai contemplar os alunos das escolas da capital, quer do ensino estatal quer do privado.

“O projecto NBA Júnior é o seguimento do basquetebo­l praticado a nível das escolas, daí termos a presença de muitos estudantes aqui. É nossa pretensão montarmos uma academia em parceria com a NBA, daí a razão de mais este passo”, explicou Hélder Cruz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola