Es­cri­to­res do mun­do com as cri­an­ças

Jornal de Angola - - DESPORTO -

Mais de 200 es­cri­to­res de re­no­me, en­tre os qu­ais au­to­res de no­ve­las, dra­ma­tur­gos e po­e­tas, jun­ta­ram-se es­ta se­ma­na nu­ma ini­ci­a­ti­va literária glo­bal, es­cre­ven­do 'Pe­que­nas His­tó­ri­as' (‘Tiny Sto­ri­es’) com cer­ca de se­te li­nhas pa­ra cha­mar a aten­ção pa­ra o Dia Uni­ver­sal da Cri­an­ça, que se as­si­na­la ama­nhã, e pa­ra as in­jus­ti­ças que tan­tas das cri­an­ças mais po­bres e mais des­fa­vo­re­ci­das do mun­do con­ti­nu­am a ter pe­la fren­te.

De acor­do com um co­mu­ni­ca­do dis­tri­buí­do à im­pren­sa, a sé­rie de pe­que­nas his­tó­ri­as é a pri­mei­ra ini­ci­a­ti­va pa­ra as­si­na­lar os 70 anos de tra­ba­lho da UNICEF pa­ra le­var aju­da e es­pe­ran­ça pa­ra ca­da cri­an­ça.

As pe­que­nas his­tó­ri­as es­tão a ser par­ti­lha­das por al­guns dos es­cri­to­res mais acla­ma­dos do mun­do nas su­as pró­pri­as re­des so­ci­ais. A pri­mei­ra-da­ma fin­lan­de­sa, Jen­ni Hau­kio, apre­sen­tou o con­cei­to que ga­nhou uma di­nâ­mi­ca jun­to de es­cri­to­res da Ásia, Áfri­ca, Amé­ri­ca do Sul, Eu­ro­pa, Mé­dio Ori­en­te e Aus­trá­lia.

“Co­mo es­cri­to­res te­mos a ca­pa­ci­da­de de ad­vo­gar e sen­si­bi­li­zar atra­vés da sim­pli­ci­da­de de con­tar his­tó­ri­as. Atra­vés des­ta cam­pa­nha lou­vá­vel e ne­ces­sá­ria, de­fen­de­mos a pro­tec­ção dos di­rei­tos das cri­an­ças des­te nos­so mun­do”, afir­mou a con­cei­tu­a­da au­to­ra ni­ge­ri­a­na Chi­ma­man­da Ngo­zi Adi­chie

O gru­po de es­cri­to­res, cu­jos gé­ne­ros va­ri­am des­de con­tos de fa­das à fic­ção, in­clui uma das mais jo­vens au­to­ras do mun­do – a es­cri­to­ra sul-afri­ca­na Mi­chel­le Nka­man­keng, de se­te anos. Es­cri­tas em mais de dez lín­guas e em es­ti­los di­fe­ren­tes, to­das as his­tó­ri­as mos­tram que os di­rei­tos de mui­tas cri­an­ças são ain­da ne­gli­gen­ci­a­dos.

A li­te­ra­tu­ra an­go­la­na tam­bém par­ti­ci­pa nes­ta ini­ci­a­ti­va glo­bal com a re­pre­sen­ta­ção da es­cri­to­ra Cre­mil­da de Lima. “O que me le­vou a fa­zer par­te de ‘Pe­que­nas His­tó­ri­as’ é sen­tir que pos­so co­lo­car um pe­que­no ou gran­de ti­jo­lo em tu­do o que se faz pe­lo bem das cri­an­ças, pois o meu amor por elas é mui­to gran­de”, dis­se a re­cen­te ven­ce­do­ra do Pré­mio Na­ci­o­nal de Cul­tu­ra e Artes na ca­te­go­ria de li­te­ra­tu­ra.

A cam­pa­nha sur­ge nu­ma al­tu­ra em que os di­rei­tos das cri­an­ças es­tão ca­da vez mais ame­a­ça­dos. Mais de 50 mi­lhões de cri­an­ças fo­ram de­sen­rai­za­das das su­as ca­sas de­vi­do a con­fli­tos, po­bre­za e al­te­ra­ções cli­má­ti­cas, e mui­tos ou­tros mi­lhões en­fren­tam uma ini­ma­gi­ná­vel vi­o­lên­cia nas su­as co­mu­ni­da­des. Cer­ca de 263 mi­lhões de cri­an­ças no mun­do não es­tão na es­co­la e, no ano pas­sa­do, per­to de seis mi­lhões de cri­an­ças me­no­res de cin­co anos mor­re­ram de do­en­ças mai­o­ri­ta­ri­a­men­te pre­ve­ní­veis.

“É cho­can­te ver que a vi­da de tan­tas cri­an­ças con­ti­nua a ser tão afec­ta­da por con­fli­tos, de­si­gual­da­des, po­bre­za e dis­cri­mi­na­ção. Es­pe­ro que es­tas pe­que­nas his­tó­ri­as pos­sam lem­brar ao mun­do que de­ve­mos hon­rar os nos­sos com­pro­mis­sos pa­ra com to­das es­tas cri­an­ças cu­jas vi­das e fu­tu­ros es­tão em jo­go,” afir­mou a por­ta-voz da UNICEF, Pa­lo­ma Es­cu­de­ro.

Chi­ma­man­da Ngo­zi Adi­chie usou a sua ‘Pe­que­na His­tó­ria’ pa­ra lan­çar a sé­rie nos di­as an­tes do 20 de No­vem­bro – da­ta em que se as­si­na­la o ani­ver­sá­rio da adop­ção da Con­ven­ção das Na­ções Uni­das so­bre os Di­rei­tos da Cri­an­ça. A his­tó­ria de Cre­mil­da de Lima foi pu­bli­ca­da on­tem no Fa­ce­bo­ok da Unicef An­go­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.