As­so­ci­a­ção quer fun­dos no in­te­ri­or

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

Mai­or in­ves­ti­men­to no in­te­ri­or do país po­de con­tri­buir pa­ra a me­lho­ria do de­sem­pe­nho da eco­no­mia, con­si­de­rou o pre­si­den­te da As­so­ci­al In­dus­tri­al de An­go­la (AIA), Jo­sé Se­ve­ri­no, ao re­a­gir à apro­va­ção do Or­ça­men­to Ge­ral do Es­ta­do de 2017 na As­sem­bleia Na­ci­o­nal.

“É um or­ça­men­to exí­guo por aqui­lo que o país pre­ci­sa, mas que dá al­gu­ma es­pe­ran­ça. Te­mos de man­dar os re­cur­sos pa­ra o in­te­ri­or, vi­san­do re­du­zir as as­si­me­tri­as e fi­xar a po­pu­la­ção nas su­as zo­nas de ori­gem pa­ra ga­ran­tir o equi­lí­brio do sis­te­ma pro­du­ti­vo e po­lí­ti­co”, dis­se.

Lem­brou que, com es­se or­ça­men­to, o Exe­cu­ti­vo tem ne­ces­si­da­de de re­cor­rer a fi­nan­ci­a­men­tos in­ter­no e ex­ter­no pa­ra dar con­ti­nui­da­de ao pro­ces­so de re­cu­pe­ra­ção do cres­ci­men­to eco­nó­mi­co. O pre­si­den­te da AIA de­fen­de uma ges­tão cri­te­ri­o­sa de re­cur­sos pa­ra que se pos­sa atin­gir me­lho­res re­sul­ta­dos e pe­diu uma pla­ni­fi­ca­ção, de mo­do a que os in­su­mos pa­ra a agri­cul­tu­ra che­guem aos cam­po­ne­ses em tem­po opor­tu­no.

Pa­ra Jo­sé Se­ve­ri­no, além agri­cul­tu­ra, é de­vi­da mais aten­ção à in­dús­tria trans­for­ma­do­ra e a infra-es­tru­tu­ras co­mo es­tra­das e ener­gia. A pro­pos­ta de OGE, que foi apro­va­da com 150 vo­tos a fa­vor, 32 con­tra e uma abs­ten­ção, pre­vê re­cei­tas e des­pe­sas de 7,3 tri­liões de kwan­zas, um dé­fi­ce fis­cal de 5,3 por cen­to do PIB e uma ta­xa de cres­ci­men­to de 2,1 por cen­to, sen­do 1,8 do sec­tor pe­tro­lí­fe­ro e 2,3 do não pe­tro­lí­fe­ro, bem co­mo uma in­fla­ção de 15,8.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.