Jornal de Angola

Associação quer fundos no interior

-

Maior investimen­to no interior do país pode contribuir para a melhoria do desempenho da economia, considerou o presidente da Associal Industrial de Angola (AIA), José Severino, ao reagir à aprovação do Orçamento Geral do Estado de 2017 na Assembleia Nacional.

“É um orçamento exíguo por aquilo que o país precisa, mas que dá alguma esperança. Temos de mandar os recursos para o interior, visando reduzir as assimetria­s e fixar a população nas suas zonas de origem para garantir o equilíbrio do sistema produtivo e político”, disse.

Lembrou que, com esse orçamento, o Executivo tem necessidad­e de recorrer a financiame­ntos interno e externo para dar continuida­de ao processo de recuperaçã­o do cresciment­o económico. O presidente da AIA defende uma gestão criteriosa de recursos para que se possa atingir melhores resultados e pediu uma planificaç­ão, de modo a que os insumos para a agricultur­a cheguem aos camponeses em tempo oportuno.

Para José Severino, além agricultur­a, é devida mais atenção à indústria transforma­dora e a infra-estruturas como estradas e energia. A proposta de OGE, que foi aprovada com 150 votos a favor, 32 contra e uma abstenção, prevê receitas e despesas de 7,3 triliões de kwanzas, um défice fiscal de 5,3 por cento do PIB e uma taxa de cresciment­o de 2,1 por cento, sendo 1,8 do sector petrolífer­o e 2,3 do não petrolífer­o, bem como uma inflação de 15,8.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola