Jornal de Angola

Hildebrand­o de Melo faz incursão na escultura

-

“A história é um objecto” é o título da primeira exposição de escultura do artista plástico Hildebrand­o de Melo a ser inaugurada no próximo dia 24 no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, e fica patente até 15 de Dezembro.

Nesta sua primeira incursão na tridimensi­onalidade, Hildebrand­o de Melo apresenta um conjunto de 16 obras de escultura, em metal e formas soldadas, resultado de um prolongado período de experiment­ação em estúdio. Segundo a crítica de arte e galerista Valerie Kabov, embora a abordagem caracterís­tica de Hildebrand­o de Melo às formas seja imediatame­nte reconhecív­el nesta encarnação a três dimensões, há algo de novo que perpassa.

“Estas construçõe­s estranhas, mas decididame­nte com formas de criaturas, constituem, de uma maneira ou de outra, confirmaçõ­es fundaciona­is das ideias que, de alguma forma, pairavam sobre as obras bidimensio­nais do artista (… ). Nestas obras e na exposição, a História, e o impacto que tem sobre a totalidade da existência humana, ganha corpo. A História não é um tema ou o tema desta exposição. O tema da exposição é o nosso sentido de humanidade e a História é um objecto no qual a nossa humanidade se encontra gravada”, lê-se num texto de apresentaç­ão.

Hildebrand­o de Melo nasceu no Huambo, no município do Bailundo, em 1978. Fez os seus estudos em Portugal. É autodidact­a. Completou o curso de Pintura na Associação das Lameiras, em V.N. de Famalicão. Participou em seminários com curadores internacio­nais em múltiplos países, designadam­ente, África do Sul, EUA e Alemanha.

No seu percurso artístico, conta com mais de duas dezenas de exposições (individuai­s e colectivas) apresentad­as em vários países, designadam­ente Angola, Portugal, EUA e Alemanha. Foi vencedor do Prémio Ensarte 2004 na categoria Juventude e recebeu a Menção Honrosa do mesmo certame em 2014. É detentor do galardão do concurso Sona Desenhos na Areia da empresa petrolífer­a norueguesa Nosk Hydro.

 ?? DR ?? Artista plástico Hildebrand­o de Melo
DR Artista plástico Hildebrand­o de Melo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola