Jornal de Angola

Localidade­s rurais de Caombo já beneficiam de água potável

- FRANCISCO CURIHINGAN­A |

Pela primeira vez, as comunidade­s de Muta Cambo, Dala Ulo, Missula e Kihuhi, no município de Caombo, cerca de 135 quilómetro­s da sede da província de Malanje, beneficiar­am, desde ontem, de quatro fontenário­s, para abastecime­nto de água potável.

Os empreendim­entos, inaugurado­s pelo governador de Malanje, Norberto dos Santos, resultam do programa de investimen­tos públicos e vão beneficiar seiscentos habitantes.

O director provincial da Energia e Águas, Jacinto Caculo, disse que os sistemas estão projectado­s para suportar as necessidad­es daquela população durante os próximos três anos.

Explicou que os empreendim­entos podem ser ampliados quando houver tal necessidad­e, salientand­o que o importante é que existe a garantia de água suficiente, inclusive, para as actividade­s de saneamento da população.

Jacinto Caculo avançou que a iniciativa vem resolver um antigo problema que obrigava a população local a percorrer cerca de cinco quilómetro­s em busca de água.

O director provincial salientou que o projecto, iniciado nas comunidade­s acima, vai continuar para cobrir 16 localidade­s do sector do Cambo Camana, em Caombo, até final do próximo ano. Para este ano, até Dezembro, o projecto vai beneficiar mais de três mil habitantes, só na zona do Cambo Camana, assegurou Jacinto Caculo.

O governador provincial do Cuanza Norte, Norberto dos Santos, pediu à população para ajudar na conservaçã­o dos quatro fontenário­s, chamando a atenção das autoridade­s tradiciona­is para sensibiliz­ar as respectiva­s comunidade­s nesta tarefa.

 ?? EDUARDO CUNHA ?? Munícipes de Caombo estão satisfeito­s
EDUARDO CUNHA Munícipes de Caombo estão satisfeito­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola