Tchihum­bue co­me­ça a pro­du­zir ener­gia em Abril

Jornal de Angola - - POLÍTICA - JO­SÉ RUFINO |

O apro­vei­ta­men­to hi­dro­e­léc­tri­co do Tchihum­bue, no mu­ni­cí­pio do Dala, pro­vín­cia da Lunda Sul vai co­me­çar a pro­du­zir ener­gia eléc­tri­ca, a par­tir do mês de Abril do pró­xi­mo ano, anun­ci­ou, no Lu­e­na, o mi­nis­tro da Ener­gia e Águas.

João Bap­tis­ta Bor­ges, que fa­la­va à mar­gem de vi­si­tas que efec­tu­ou aos pro­jec­tos do sec­tor em cur­so na re­gião, afir­mou que a gran­de pre­o­cu­pa­ção do Exe­cu­ti­vo vi­sa co­lo­car à dis­po­si­ção da po­pu­la­ção os prin­ci­pais ser­vi­ços bá­si­cos, on­de a água e a ener­gia eléc­tri­ca cons­ti­tu­em uma das pri­o­ri­da­des no Pla­no Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to.

Re­la­ti­va­men­te ao apro­vei­ta­men­to hi­dro­e­léc­tri­co do Tchihum­bue, o mi­nis­tro su­bli­nhou que, além de for­ne­cer ener­gia à ci­da­de do Lu­e­na, a mai­or in­fra-es­tru­tu­ra do sec­tor ener­gé­ti­co da re­gião Les­te vai ali­men­tar igual­men­te os mu­ni­cí­pio do Dala e Ka­ma­non­gue, nas pro­vín­ci­as da Lunda Sul e Mo­xi­co, res­pec­ti­va­men­te.

Ao des­ta­car os avan­ços na exe­cu­ção de pro­jec­tos ener­gé­ti­cos na ci­da­de do Lu­e­na, João Bap­tis­ta Bor­ges re­al­çou os me­ca­nis­mos que es­tão a ser fei­tos pa­ra ul­tra­pas­sar os pro­ble­mas ac­tu­ais. “Es­ta­mos a fa­zer o re­for­ço da ca­pa­ci­da­de de ge­ra­ção, com a ins­ta­la­ção de mais cen­tral tér­mi­ca que vai per­mi­tir re­du­zir o dé­fi­ce ener­gé­ti­co que ain­da se ve­ri­fi­ca no Lu­e­na, uma vez que a ca­pa­ci­da­de ac­tu­al não aten­de à gran­de de­man­da da po­pu­la­ção”, dis­se.

Anun­ci­ou, pa­ra o pró­xi­mo mês de De­zem­bro, o re­for­ço da ca­pa­ci­da­de da no­va cen­tral tér­mi­ca que es­tá a ser ins­ta­la­da na ci­da­de do Lu­e­na, com ca­pa­ci­da­de de cin­co me­ga watts. Es­se re­for­ço, su­bli­nhou, vai per­mi­tir o au­men­to de mais li­ga­ções do­mi­ci­li­a­res. A bar­ra­gem de Tchihum­bue, in­for­mou, vai ter uma ca­pa­ci­da­de ins­ta­la­da de 12 me­ga watts, o que vai per­mi­tir fa­zer uma li­ga­ção de cer­ca de 40 mil li­ga­ções do­mi­ci­li­a­res nas lo­ca­li­da­des con­tem­pla­das pe­lo pro­jec­tos.

O go­ver­na­dor do Mo­xi­co, João Er­nes­to dos San­tos “Li­ber­da­de”, ao des­ta­car os pro­jec­tos em cur­so, re­fe­riu que, com a con­clu­são das obras li­ga­das ao sec­tor da Ener­gia e Águas, a pro­vín­cia vai ga­nhar im­por­tan­tes in­fra-es­tru­tu­ras que vão con­tri­buir pa­ra o seu de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel. O mi­nis­tro da Ener­gia e Águas anun­ci­ou que o seu Mi­nis­té­rio vai re­to­mar, bre­ve­men­te, na pro­vín­cia do Mo­xi­co, o pro­jec­to “Água Pa­ra To­dos”, pa­ra­li­sa­do há al­gum tem­po, em con­sequên­cia da ac­tu­al con­jun­tu­ra eco­nó­mi­ca que o país vi­ve.

Pro­jec­tos são con­cluí­dos

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa no fi­nal da vi­si­ta de tra­ba­lho re­a­li­za­da às obras do apro­vei­ta­men­to hi­dro­e­léc­tri­co de Tchium­bue, em cons­tru­ção no mu­ni­cí­pio do Dala, pro­vín­cia da Lunda Sul, João Bap­tis­ta Bor­ges pre­ci­sou que no to­tal são 15 pro­jec­tos pa­ra­li­sa­dos a ní­vel das co­mu­nas da pro­vín­cia.

O mi­nis­tro dis­se que so­lu­ci­o­na­dos que es­tão os cons­tran­gi­men­tos fi­nan­cei­ros, os re­fe­ri­dos pro­jec­tos se­rão ter­mi­na­dos em 2017, pa­ra que o Mo­xi­co alar­gue pa­ra 72 por cen­to a ta­xa de dis­tri­bui­ção de água, atra­vés do pro­gra­ma “Água Pa­ra To­dos”.

Re­cor­dou que a pre­o­cu­pa­ção do mi­nis­té­rio que tu­te­la e do Go­ver­no da Pro­vín­cia pren­de-se com a co­ber­tu­ra de sis­te­mas de água na ci­da­de do Lu­e­na e ar­re­do­res, uma vez que gran­de par­te da ur­be ain­da não con­so­me água ca­na­li­za­da da no­va Es­ta­ção de Tra­ta­men­to de Água.

“Pre­ci­sa­mos fa­zer aqui a in­ter­li­ga­ção dos dois sis­te­mas. É um tra­ba­lho que vai ter iní­cio pro­xi­ma­men­te e es­ta­mos a cons­truir uma no­va cap­ta­ção no bair­ro Sa­gon­do, que vai tra­zer água a par­tes da ci­da­de que ain­da não a con­so­me”, dis­se o mi­nis­tro, que pro­me­teu a sua con­clu­são pa­ra Abril de 2017.

Ou­tra pre­o­cu­pa­ção apre­sen­ta­da por João Bap­tis­ta Bor­ges pren­de­se com a cons­tru­ção e re­a­bi­li­ta­ção de sis­te­mas de águas mu­ni­ci­pais, no­me­a­da­men­te no Al­to Zam­be­ze, que pre­ci­sam ser ace­le­ra­das, as­sim co­mo as obras por ini­ci­ar nos res­tan­tes mu­ni­cí­pi­os.

Du­ran­te a sua es­ta­da no Lu­e­na, o mi­nis­tro da Ener­gia e Águas, João Bap­tis­ta Bor­ges, vi­si­tou as obras de apro­vei­ta­men­to hi­dro­e­léc­tri­co de Tchihum­bue, a su­bes­ta­ção eléc­tri­ca de 110/15KV, no bair­ro Sawam­bo, a cen­tral tér­mi­ca de cin­co me­ga watts, no bair­ro Si­nai Ve­lho, e as obras de cons­tru­ção da cap­ta­ção e tra­ta­men­to de água no bair­ro San­gon­do, ar­re­do­res da ci­da­de do Lu­e­na.

DOMBELE BERNARDO

Apro­vei­ta­men­to hi­dro­e­léc­tri­co vai per­mi­tir me­lhor for­ne­ci­men­to de ener­gia ao Mo­xi­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.