Jornal de Angola

Ministro sudanês em visita ao país

-

O ministro das Minas do Sudão do Sul, Gabriel Thokuj Deng, chega hoje a Luanda para uma visita oficial de quatro dias a Angola, para a troca de experiênci­as no quadro da estratégia do Executivo para o sector da Geologia e Minas, sustentada no Plano Nacional de Geologia (Planageo), Código Mineiro e ambiente institucio­nal.

Um comunicado do Ministério da Geologia e Minas indica que outro objectivo da visita do dirigente sul-sudanês é tomar contacto com o modelo de gestão de recursos naturais, particular­mente dos diamantes e do petróleo e gás. Gabriel Deng reúne-se amanhã com o homólogo angolano, Francisco Queiroz, e com o ministro dos Petróleos, José Botelho de Vasconcelo­s.

No primeiro dia da sua visita a Angola, o ministro sul-sudanês desloca-se à sede da Sociedade Mineira de Catoca, em Luanda, onde vai ser informado sobre o funcioname­nto da mina de Catoca, a quarta maior mina de diamantes a céu aberto a nível mundial. A visita ao Laboratóri­o da Geongol, marcada para quinta-feira, é outro momento importante da visita de Gabriel Deng. O Laboratóri­o da Geongol é uma estrutura de tratamento de amostras de minerais extraídos no território angolano.

O Plano Nacional de Geologia vai desenvolvi­do durante cinco anos pela empresa chinesa Citic, que é responsáve­l por 25 por cento da área total, pela brasileira Costa e Negócios (37,5%) e pelo consórcio formado pelas empresas Impulso, Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e o Laboratóri­o Nacional de Energia e Geologia de Portugal, que também detêm 37,5 por cento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola