Chi­na quer co­o­pe­ra­ção sé­ria

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Pre­si­den­te da Chi­na, Xi Jin­ping, afir­mou que o seu país es­tá aber­to a to­das as for­mas de co­o­pe­ra­ção po­lí­ti­ca e eco­nó­mi­ca, des­de que te­nham lu­gar num am­bi­en­te de­se­já­vel e res­pei­tem as nor­mas do di­rei­to in­ter­na­ci­o­nal.

Xi Jin­ping fez es­tas de­cla­ra­ções após o en­con­tro com Ba­rack Oba­ma, Pre­si­den­te ces­san­te dos EUA, que es­tá a “quei­mar” os úl­ti­mos di­as do seu man­da­to pre­si­den­ci­al à fren­te da Ca­sa Bran­ca, de­pois da vi­tó­ria do re­pu­bli­ca­no Do­nald Trump no dia oito des­te mês.

Os dois Pre­si­den­tes tro­ca­ram im­pres­sões so­bre o ní­vel de co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses e ma­ni­fes­ta­ram pre­o­cu­pa­ção em te­mas co­mo o ter­ro­ris­mo e po­bre­za mun­di­al. Xi Jin­ping e Ba­rack Oba­ma apre­ci­a­ram, tam­bém, as di­fe­ren­ças nas re­la­ções bi­la­te­rais, mas ma­ni­fes­ta­ram in­te­res­se em avan­çar em áre­as co­mo ne­gó­ci­os, ino­va­ção e di­rei­tos hu­ma­nos. Os dois es­ta­dis­tas reu­ni­ram-se em Li­ma pe­la úl­ti­ma vez co­mo Pre­si­den­tes das du­as mai­o­res eco­no­mi­as do Mun­do, na reu­nião de Lí­de­res do Fó­rum de Co­o­pe­ra­ção Eco­nó­mi­ca Ásia-Pa­cí­fi­co (Apec), que ter­mi­nou on­tem.

Sem men­ci­o­nar di­rec­ta­men­te o Pre­si­den­te elei­to dos EUA, Do­nald Trump, Xi Jin­ping dis­se que a re­la­ção bi­la­te­ral es­tá num mo­men­to de mu­dan­ça e que es­pe­ra que ha­ja uma tran­si­ção sem com­pli­ca­ções. “A re­la­ção en­tre os dois paí­ses é a mais con­se­quen­te no Mun­do. Con­ti­nua a achar que uma re­la­ção cons­tru­ti­va en­tre os Es­ta­dos Uni­dos e a Chi­na não só be­ne­fi­cia os nos­sos po­vos, mas tam­bém o Mun­do in­tei­ro”, en­fa­ti­zou Ba­rack Oba­ma.

O che­fe da Ca­sa Bran­ca des­ta­cou que os EUA e a Chi­na es­ta­be­le­ce­ram, nos úl­ti­mos anos, uma as­so­ci­a­ção efec­ti­va pa­ra en­fren­tar de­sa­fi­os glo­bais co­mo o cres­ci­men­to, pre­ve­nir que o Irão de­sen­vol­va ar­ma­men­to nu­cle­ar, epi­de­mia do ébo­la e lu­ta con­tra as mu­dan­ças cli­má­ti­cas. “De­mons­trá­mos o que é pos­sí­vel quan­do os nos­sos paí­ses tra­ba­lham jun­tos. Em par­ti­cu­lar, os Es­ta­dos Uni­dos e a Chi­na ti­ve­ram um pa­pel prin­ci­pal em pres­si­o­nar o Mun­do pa­ra en­fren­tar a mu­dan­ça cli­má­ti­ca”, de­ta­lhou Ba­rack Oba­ma.

O Pre­si­den­te chi­nês, Xi Jin­ping, dis­se que a re­la­ção com os EUA du­ran­te o man­da­to de Oba­ma se ca­rac­te­ri­zou por uma co­mu­ni­ca­ção pró­xi­ma e um con­tí­nuo cres­ci­men­to, es­pe­ci­al­men­te em te­mas co­mo a mu­dan­ça cli­má­ti­ca e a pe­nín­su­la co­re­a­na.

Eles reu­ni­ram-se com os lí­de­res dos ou­tros 19 paí­ses do blo­co Apec, que re­pre­sen­ta 54 por cen­to do Pro­du­to In­ter­no Bru­to (PIB) glo­bal e 50,3 das ex­por­ta­ções mun­di­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.