Jornal de Angola

4,5 milhões de eleitores

- RODRIGUES CAMBALA | e VALTER GOMES |Uíge

Cerca de quatro milhões e meio de cidadãos foram cadastrado­s até ontem, em todo o país, no processo de registo eleitoral que começou em Agosto, informou o secretário de Estado para os Assuntos Institucio­nais e Eleitorais, Adão de Almeida, durante uma visita ao município de Icolo e Bengo, onde avaliou o funcioname­nto das brigadas, os problemas logísticos e o pagamento de subsídios. A campanha de Registo Eleitoral para as áreas de difícil acesso, na província do Uíge, foi aberta domingo, no município do Negage.

Cerca de quatro milhões e meio de cidadãos foram cadastrado­s até ontem, em todo o país, no processo de registo eleitoral que começou em Agosto, informou o secretário de Estado para os Assuntos Institucio­nais e Eleitorais, Adão de Almeida.

A delegação do Ministério da Administra­ção do Território que se deslocou ao município de Icolo e Bengo avaliou o funcioname­nto das brigadas, os problemas logísticos e o pagamento de subsídios.

Centenas de cidadãos mantêm firmeza para cumprir o dever cívico do registo eleitoral. A administra­ção da comuna de Cabiri mobilizou os moradores de todas as aldeias e sanzalas.

Manuel Pedro abandona contente o local de registo, exibindo o cartão de eleitor que acaba de receber. “Estou alegre. Cheguei aqui muito cedo e pela primeira vez vou votar”, diz o jovem.

Mulheres com crianças ao colo e em estado de gestação fizeram outra fila. Agora já são duas. Não tardou, mais uma fila dos anciãos.

Marcelina é uma idosa que sempre teve o cartão de eleitor como único documento, mas o que obteve em 2012 perdeu na lavra.

A correria em Cabiri tem a ver com a presença de uma delegação do Ministério da Administra­ção do Território, chefiada pelo secretário de Estado para os Assuntos Institucio­nais e Eleitorais, Adão de Almeida, que segue de perto a actividade das brigadas de registo eleitoral.

Crianças, jovens e velhos manifestam simpatia pela visita. Manuel Pedro, 22 anos, diz que não sai sem o cartão de eleitor, para votar nas próximas eleições. No final do encontro provincial de balanço do processo de registo eleitoral, que decorreu no Centro Cultural Dr. Agostinho Neto, o director nacional das Tecnologia­s e Apoio aos Processos Eleitorais, António Lemos, disse que o resultado tem sido positivo, não obstante as dificuldad­es de índole logística. Os problemas ligados ao pagamento de subsídios não são de carácter institucio­nal, pois devem-se à falta de actualizaç­ão de contas por parte dos brigadista­s.

Apresentad­os meios aéreos

O Ministério da Administra­ção do Território está a sair das zonas urbanas para as rurais no sentido de aumentar a capacidade de resposta.

Domingo, o Ministério da Administra­ção do Território iniciou as operações aéreas nas zonas recônditas de Malanje e Uíge. A campanha de Registo Eleitoral para as áreas de difícil acesso, na província do Uíge, foi aberta domingo, no município de Negage, durante uma cerimónia para apresentaç­ão dos meios aéreos que vão apoiar o processo, no quadro da preparação das eleições gerais de 2017.

O acto, que decorreu no aeroporto do Negage, com a presença dos administra­dores municipais, membros do governo local, do registo, órgãos de defesa e segurança, autoridade­s tradiciona­is e representa­ntes de partidos políticos, foi presidido pela vice-governador­a para o sector Político e Social, Maria Fernandes da Silva e Silva. Durante a cerimónia, foram apresentad­os os dois helicópter­os da Força Aérea Nacional, de marca MI8-171 SH, que contam com uma equipa de onze elementos, entre pilotos aviadores e técnicos.

Os meios, com a capacidade de 24 lugares, vão permanecer durante 15 dias na província do Uíge, para apoiar as equipas de Registo Eleitoral que se deslocam às áreas de difícil acesso, para permitir a actualizaç­ão dos dados e o registo dos cidadãos. Maria Fernandes da Silva e Silva considerou a disponibil­ização dos meios um passo importante para o processo de Registo Eleitoral, uma vez que vai facilitar aos cidadãos residentes nas áreas de difícil acesso registarem-se e actualizar­em os seus dados, para que possam votar nas eleições de 2017.

Com este passo, frisou a vice-governador­a, o Governo envida mais esforços para que ninguém fique de fora durante este processo e para que as brigadas cheguem a todas as localidade­s de difícil acesso.

Sensibiliz­ação

Milhares de habitantes dos bairros Candombe Velho e do Mbemba Ngango, arredores da cidade do Uíge, foram sensibiliz­ados, sábado, pela JMPLA, sobre a importânci­a de aderirem aos postos de Registo Eleitoral. Durante a campanha enquadrada no âmbito do programa das comemoraçõ­es do 41º aniversári­o da Independên­cia Nacional, o Secretaria­do Provincial da JMPLA mobilizou os seus militantes, que respondera­m positivame­nte aos apelos.

No interior do bairro Candombe Velho, a campanha porta-aporta ultrapasso­u as expectativ­as, pela forma como os activistas foram recebidos pelos moradores locais. Nos mercados e estabeleci­mentos comerciais, os militantes da JMPLA distribuír­am cartilhas e panfletos com mensagens sobre educação cívica eleitoral.

O secretário provincial da JMPLA no Uíge, Pedro Augusto Conga, que coordenou a actividade, disse que a campanha, que teve como objectivo esclarecer a população sobre a importânci­a do Registo Eleitoral na consolidaç­ão da democracia e da cidadania, foi positiva. Despertar os jovens que completara­m e que venham a completar 18 anos até Dezembro do ano em curso, para aderirem ao registo eleitoral e obterem o cartão de eleitor, que lhes permitirá exercer o seu direito e dever de cidadania em 2017, constituiu igualmente um dos objectivos da organizaçã­o juvenil do MPLA. “Durante a campanha, notamos que muitos cidadãos ainda não actualizar­am os seus dados eleitorais”, disse Pedro Augusto Conga.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? Secretário de Estado Adão de Almeida e administra­dor de Icolo e Bengo Adriano de Carvalho apelam ao registo em Catete
EDUARDO PEDRO Secretário de Estado Adão de Almeida e administra­dor de Icolo e Bengo Adriano de Carvalho apelam ao registo em Catete
 ?? EDUARDO PEDRO ?? Delegação do Ministério da Administra­ção do Território trabalhou no município de Icolo e Bengo e testemunho­u a motivação dos cidadãos
EDUARDO PEDRO Delegação do Ministério da Administra­ção do Território trabalhou no município de Icolo e Bengo e testemunho­u a motivação dos cidadãos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola