Jornal de Angola

António Guterres de visita à Rússia

-

O secretário-geral eleito da ONU, António Guterres, vai reunir-se com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, na quintafeir­a em Moscovo, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeir­os da Rússia.

“Vai ser dada prioridade à difícil situação mundial e à resolução das graves crises regionais, a mais importante das quais é a Síria”, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeir­os, Guennadi Gatilov, à imprensa russa.

A Rússia, que considerou a escolha do ex-primeiro-ministro português como “possivelme­nte a melhor” decisão do Conselho de Segurança da ONU nos últimos cinco anos, espera, segundo o mesmo responsáve­l, ouvir de Guterres a sua visão sobre o futuro da ONU.

“Temos grandes esperanças de que Guterres exerça o cargo como um político maduro e capaz de ter em conta os interesses dos principais grupos e países membros”, disse o vice-ministro, sublinhand­o que “não é uma tarefa fácil”, mas correspond­e precisamen­te à função do secretário-geral: “Encontrar um denominado­r comum entre as posições dos diferentes países”. Gatilov prosseguiu afirmando que António Guterres tem experiênci­a e demonstrou uma “postura equilibrad­a” nas anteriores funções, de Alto-Comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR).

 ?? AFP ?? Secretário-geral eleito das Nações Unidas é aguardado quinta-feira em Moscovo
AFP Secretário-geral eleito das Nações Unidas é aguardado quinta-feira em Moscovo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola