Ar­re­do­res da ci­da­de do Sum­be ilu­mi­na­dos com ener­gi­as lim­pas

Ob­jec­ti­vo do pro­jec­to é re­for­çar a ilu­mi­na­ção pú­bli­ca e do­mi­ci­liá­ria

Jornal de Angola - - PARTADA - VIC­TOR PE­DRO | Sum­be

A lo­ca­li­da­de do Al­to Chin­go, nos ar­re­do­res do Sum­be, pro­vín­cia do Cu­an­za Sul, tes­te­mu­nhou, na se­ma­na fin­da, o ac­to de con­sig­na­ção do pro­jec­to de ins­ta­la­ção de kits fo­to vol­tai­cos de au­to­con­su­mo e de ilu­mi­na­ção pú­bli­ca.

Luís Fi­guei­re­do, que as­si­nou pe­la em­pre­sa LTP Ener­gi­as, res­pon­sá­vel pe­la exe­cu­ção das obras, ex­pli­cou que o pro­jec­to, fi­nan­ci­a­do pe­la Es­pa­nha, tem uma com­po­nen­te es­pe­ci­al li­ga­da a so­lu­ções ba­se­a­das em ener­gi­as re­no­vá­veis, atra­vés de sis­te­mas so­la­res.

Acres­cen­tou que os kits em re­fe­rên­cia pos­su­em um pai­nel so­lar com ca­pa­ci­da­de de 100 watts, um mo­del com 12v e 24a e du­as ba­te­ri­as que ab­sor­vem a luz so­lar.

O pro­jec­to tem co­mo ob­jec­ti­vo ins­ta­lar equipamentos em du­as ver­ten­tes fun­da­men­tais: a pri­mei­ra nas zo­nas pú­bli­cas, co­mo es­tra­das e vi­as, e a se­gun­da vai per­mi­tir a apli­ca­ção de kits de pro­du­ção au­tó­no­ma, is­so é ilu­mi­na­ção de ins­ti­tui­ções pú­bli­cas, co­mo es­co­las, pos­tos de saú­de, es­qua­dras po­li­ci­ais, mer­ca­dos, par­ques e ou­tras.

Luís Fi­guei­re­do ex­pli­cou que a pri­mei­ra fa­se do pro­jec­to pre­vê apli­car 4.785 pos­tos de ilu­mi­na­ção pú­bli­ca, 686 kits de pro­du­ção au­tó­no­ma e 116 bai­xa­das de li­ga­ção na re­de pú­bli­ca, em di­ver­sas co­mu­nas e al­dei­as, quer nas zo­nas su­bur­ba­nas quer ru­rais.

Cri­a­ção de em­pre­gos

Com o ob­jec­ti­vo de con­tri­buir pa­ra os es­for­ços do Exe­cu­ti­vo no com­ba­te à po­bre­za e me­lho­rar os ser­vi­ços so­ci­ais e pú­bli­cos, a LTP Ener­gi­as, em­pre­sa es­pe­ci­a­li­za­da em so­lu­ções ba­se­a­das em ener­gi­as re­no­vá­veis em An­go­la, que pro­duz ener­gia em sis­te­ma fo­to vol­tai­co, vai ga­ran­tir em­pre­go e for­ma­ção pa­ra elec­tri­cis­tas, na es­pe­ci­a­li­da­de em ener­gia re­no­vá­veis, na aca­de­mia cen­tral em Lu­an­da e no es­ta­lei­ro lo­cal a ser cons­truí­do em bre­ve.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Ener­gia, Jo­a­quim Ventura, dis­se que o ac­to de con­sig­na­ção do pro­jec­to de ins­ta­la­ção de kits fo­to vol­tai­cos de au­to­con­su­mo e ilu­mi­na­ção pú­bli­ca mar­ca uma vi­ra­gem na­qui­lo que são os ob­jec­ti­vos do cum­pri­men­to do pla­no na­ci­o­nal ener­gé­ti­co do sec­tor, pro­jec­ta­do nu­ma pri­mei­ra fa­se pa­ra as pro­vín­ci­as do Cu­an­za Sul, Lun­da Sul e Cu­an­do Cu­ban­go.

O go­ver­nan­te, que tes­te­mu­nhou o ac­to de con­sig­na­ção do pro­jec­to, su­bli­nhou que é pri­o­ri­da­de do Exe­cu­ti­vo apos­tar ca­da vez mais em fon­tes de ener­gia re­no­vá­veis, pa­ra pre­en­cher as la­cu­nas exis­ten­tes, re­du­zir cus­tos e for­ne­cer ener­gia de qua­li­da­de à po­pu­la­ção que re­si­de nas zo­nas mais recôn­di­tas.

Jo­a­quim Ventura dis­se que, atra­vés des­te pro­jec­to, vai ser pos­sí­vel ga­ran­tir a se­gu­ran­ça pú­bli­ca nas ci­da­des, bair­ros e ru­as, uma for­ma de com­ba­ter mui­tos ma­les, co­mo a de­linquên­cia no seio da ju­ven­tu­de e não só.

O vi­ce-go­ver­na­dor pa­ra o Sec­tor Eco­nó­mi­co, Fran­klin For­tu­na­to e Sil­va, agra­de­ceu a em­pre­sa LTP Ener­gi­as por es­co­lher en­tre as três pro­vín­ci­as se­lec­ci­o­na­das o Cu­an­za Sul, co­mo pri­mei­ra a be­ne­fi­ci­ar do re­fe­ri­do pro­jec­to, que, no seu en­ten­der, é mais uma opor­tu­ni­da­de pa­ra a ju­ven­tu­de lo­cal, sen­do que a pre­sen­ça des­ta em­pre­sa na pro­vín­cia vai con­tri­buir pa­ra a re­du­ção do ín­di­ce de de­sem­pre­go.

Fran­klin For­tu­na­to e Sil­va su­bli­nhou que o lan­ça­men­to des­te pro­jec­to vai per­mi­tir a pro­jec­ção pro­fis­si­o­nal de mui­tos jo­vens, que, de for­ma di­rec­ta ou in­di­rec­ta, vão ter o pri­mei­ro em­pre­go, aju­dan­do as­sim na lu­ta con­tra a fo­me e re­du­ção da po­bre­za.

Ou­tra van­ta­gem, de acor­do o vi­ce-go­ver­na­dor, é a ilu­mi­na­ção dos mu­ni­cí­pi­os, ci­da­des, al­dei­as, bair­ros e pon­tos de mai­or re­fe­rên­cia a ní­vel da pro­vín­cia.

O vi­ce-go­ver­na­dor do Cu­an­za Sul pe­diu aos res­pon­sá­veis do pro­jec­to pa­ra se­rem mais cé­le­res no cum­pri­men­to dos pra­zos es­ta­be­le­ci­dos, ri­go­ro­sos nos ob­jec­ti­vos pre­vis­tos e efi­ci­en­tes du­ran­te a exe­cu­ção do mes­mo.

FER­NAN­DO CA­MI­LO|SUM­BE

Equipamentos que es­tão a ser ins­ta­la­dos vão aju­dar a re­for­çar a se­gu­ran­ça pú­bli­ca

FER­NAN­DO CA­MI­LO|SUM­BE

Se­cre­tá­rio de Es­ta­do Jo­a­quim Ventura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.