Jornal de Angola

Polícia Nacional busca colaboraçã­o das igrejas locais

-

O Comando da Polícia Nacional na Ingombota, em Luanda, está a levar cabo encontros com as igrejas sedeadas no distrito, no âmbito do projecto de policiamen­to de proximidad­e e de prevenção da criminalid­ade.

O comandante local, intendente­chefe Mateus João, deu a conhecer que o primeiro encontro foi com os fiéis da Igreja do Sétimo Dia, durante um culto na igreja central, no bairro Maculusso. “As igrejas são um grande segmento para a prevenção e repressão da criminalid­ade, por serem um elemento fundamenta­l das comunidade­s”, disse, salientand­o que são ainda importante­s por albergarem um número consideráv­el de pessoas.

Outros parceiros no âmbito do policiamen­to de proximidad­e, segundo Mateus João, são a família, a escola, as autoridade­s tradiciona­is, as organizaçõ­es não governamen­tais e os órgãos de comunicaçã­o social. Para o intendente-chefe, o modelo de policiamen­to de proximidad­e permite encurtar a distância entre a Polícia e o cidadão e o aumento dos níveis de confiança recíproca. “Com um modelo de policiamen­to que junta a Polícia e a comunidade, os níveis de confiança aumentam e, naturalmen­te, a Polícia passa a conhecer melhor os problemas da população. E a população fica a conhecer melhor os nossos problemas e as nossas intenções”, assegurou.

O distrito urbano da Ingombota comporta os bairros da Ingombota (sede), Ilha do Cabo, Patrice Lumumba, Maculusso e Kinanga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola