Jornal de Angola

EUA garantem apoio à Europa

-

O Secretário-Geral da Organizaçã­o do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenber­g, disse ontem estar convencido de que os Estados Unidos vão continuar a apoiar militarmen­te a Europa, no quadro da Aliança Atlântica.

“Posso avançar que falei com Trump, o Presidente eleito dos EUA, na sexta-feira por telefone, e ele me assegurou seu total apoio à cooperação na OTAN”, afirmou Stoltenber­g na terceira e última Assembleia Parlamenta­r realizada em Istambul.

Mas os membros europeus da OTAN também devem cumprir com a promessa de gastar pelo menos dois por cento doe seu Produto Interno Bruto (PIB) na área de Defesa e Segurança, insistiu Stoltenber­g, porque “é muito duro contar aos norte-americanos que alguns países-membros não cumprem”.

“Após a Guerra Fria, quando as tensões caíram, baixou também a despesa em Defesa, sei porque eu participei, mas agora quando as tensões subiram, devemos ser capazes de aumentar a despesa de Defesa. Eu fiz ambas coisas”, disse o político, em alusão a suas diferentes legislatur­as como primeiro-ministro da Noruega. O secretário-geral da OTAN lembrou que o alvo de dois por cento voltou a ser ressaltado em Varsóvia em Julho e calculou que se fosse cumprido, a organizaçã­o passava a contar com 100 mil milhões de dólares anuais a mais.

“Se queremos que os Estados Unidos cumpram com o seu compromiss­o de apoiar a Europa, nós também devemos cumprir a nossa parte”, ressaltou o secretário-geral da OTAN.

Stoltenber­g expôs na Assembleia Parlamenta­r os últimos passos da Aliança Atlântica na luta contra o Estado Islâmico (EI), como o treino militar de centenas de soldados iraquianos na Jordânia e o plano de expandir, em breve, este programa de formação ao Iraque.

Ele lembrou que a OTAN mantém um avião AWACS de vigilância que efectua voos desde a cidade de Konya, na Turquia Central.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola