EUA ga­ran­tem apoio à Eu­ro­pa

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Se­cre­tá­rio-Ge­ral da Or­ga­ni­za­ção do Atlân­ti­co Nor­te (OTAN), Jens Stol­ten­berg, dis­se on­tem es­tar con­ven­ci­do de que os Es­ta­dos Uni­dos vão con­ti­nu­ar a apoi­ar mi­li­tar­men­te a Eu­ro­pa, no qua­dro da Ali­an­ça Atlân­ti­ca.

“Pos­so avançar que falei com Trump, o Pre­si­den­te elei­to dos EUA, na sex­ta-fei­ra por te­le­fo­ne, e ele me as­se­gu­rou seu to­tal apoio à co­o­pe­ra­ção na OTAN”, afir­mou Stol­ten­berg na ter­cei­ra e úl­ti­ma As­sem­bleia Par­la­men­tar re­a­li­za­da em Is­tam­bul.

Mas os mem­bros eu­ro­peus da OTAN tam­bém de­vem cum­prir com a pro­mes­sa de gas­tar pe­lo me­nos dois por cen­to doe seu Pro­du­to In­ter­no Bru­to (PIB) na área de De­fe­sa e Se­gu­ran­ça, in­sis­tiu Stol­ten­berg, por­que “é mui­to du­ro con­tar aos nor­te-ame­ri­ca­nos que al­guns paí­ses-mem­bros não cum­prem”.

“Após a Guer­ra Fria, qu­an­do as ten­sões caí­ram, bai­xou tam­bém a des­pe­sa em De­fe­sa, sei por­que eu par­ti­ci­pei, mas ago­ra qu­an­do as ten­sões su­bi­ram, de­ve­mos ser ca­pa­zes de au­men­tar a des­pe­sa de De­fe­sa. Eu fiz am­bas coi­sas”, dis­se o po­lí­ti­co, em alu­são a su­as di­fe­ren­tes le­gis­la­tu­ras co­mo pri­mei­ro-mi­nis­tro da No­ru­e­ga. O se­cre­tá­rio-ge­ral da OTAN lem­brou que o al­vo de dois por cen­to vol­tou a ser res­sal­ta­do em Var­só­via em Ju­lho e cal­cu­lou que se fos­se cum­pri­do, a or­ga­ni­za­ção pas­sa­va a con­tar com 100 mil mi­lhões de dó­la­res anu­ais a mais.

“Se qu­e­re­mos que os Es­ta­dos Uni­dos cum­pram com o seu compromisso de apoi­ar a Eu­ro­pa, nós tam­bém de­ve­mos cum­prir a nos­sa par­te”, res­sal­tou o se­cre­tá­rio-ge­ral da OTAN.

Stol­ten­berg expôs na As­sem­bleia Par­la­men­tar os úl­ti­mos pas­sos da Ali­an­ça Atlân­ti­ca na lu­ta con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI), co­mo o trei­no mi­li­tar de cen­te­nas de sol­da­dos ira­qui­a­nos na Jor­dâ­nia e o pla­no de ex­pan­dir, em bre­ve, es­te pro­gra­ma de for­ma­ção ao Ira­que.

Ele lem­brou que a OTAN man­tém um avião AWACS de vi­gi­lân­cia que efec­tua vo­os des­de a ci­da­de de Konya, na Tur­quia Cen­tral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.