Jornal de Angola

Morte de Orlando Swagg deixa a música mais pobre

- JEUS SILVA |

A classe artística e do Lobito, em particular, e de Benguela, em geral, está de luto com a morte prematura do músico Orlando Swagg, um jovem promissor que tinha uma longa carreira artística por trilhar.

A ascensão profission­al de Orlando Swagg foi interrompi­da na semana passada, aos 28 anos, tendo o seu desapareci­mento físico deixado consternad­a a classe artística, pois, nos últimos tempos, o músico estava a afirmar-se no music hall nacional.

Para Francisco Manuel Domingos “Chico Sandro”, secretário provincial da União Nacional dos Artistas e Compositor­es (UNAC), em Benguela, a notícia da morte prematura de Orlando Swagg “caiu como um balde de água fria e comoveu a população da província de Benguela, em geral, e da cidade do Lobito, em particular, onde ele residia.”

Dos sucessos do malogrado, destacam-se as músicas “Hoje não saio daqui”, “Mais velho aguado” e “Mawangolé”. O secretário provincial da UNAC a fez saber ainda que no passado mês de Outubro a terra das acácias rubras perdeu outros dois artistas: Benjamim Manuel Ferrão Bastos “Nelito Ferrão” e José Brás “Tio Tchombé”. De nome próprio Orlando Carlos Pinto da Silva, conhecido artisticam­ente por Orlando Swagg, começou a sua carreira artística em 2004 como integrante do grupo B’boys da zona comercial do Lobito.

Em 2010, envereda para o mundo da dança na companhia Gú Dance. Dois anos mais tarde, integra o grupo Gang Machado, tendo gravado a música intitulada “Hoje não saio daqui” que o catapultou para o mercado e conquistou uma legião de fãs.

Orlando Swagg esteve em Windhoek (Namíbia) e Lisboa (Portugal) à procura de projecção e internacio­nalização da sua música. Desintegra­do do grupo Gang Machado, o músico decide gravar a sua primeira canção a solo intitulada “Mwangolé”.

Em 2016, Orlando Swagg assina um contrato de trabalho com a produtora de eventos Hadja Model em Luanda. Quando decide gravar o seu primeiro videoclipe, surge a doença e, consequent­emente, a sua morte no dia 18 de Novembro de 2016, no Hospital Geral de Benguela.

O músico Orlando Swag nasceu na província de Benguela, aos 2 de Setembro de 1988. Orlando Swagg foi a enterrar no último sábado no cemitério da Catumbela.

 ?? DR ?? Classe artística benguelens­e abalada com a morte prematura do autor de “Mais velho aguado”
DR Classe artística benguelens­e abalada com a morte prematura do autor de “Mais velho aguado”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola