Re­gis­to elei­to­ral vai bem no Nze­to

Mo­to­ri­za­das no Cu­an­do Cu­ban­go fa­ci­li­tam a mo­bi­li­da­de dos bri­ga­dis­tas ao en­con­tro dos ci­da­dãos

Jornal de Angola - - PARTADA - KAYILA SILVINA |

O mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Bornito de Sou­sa, mos­trou-se on­tem sa­tis­fei­to com o “rit­mo re­gu­lar” que o pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral co­nhe­ce no mu­ni­cí­pio do Nze­to, que dis­ta 230 qui­ló­me­tros da ci­da­de de Mban­za Con­go. O Nze­to, pri­mei­ra eta­pa da vi­si­ta de Bornito de Sou­sa à pro­vín­cia do Zaire, re­gis­ta uma boa ade­são de ci­da­dãos com ida­de elei­to­ral ac­ti­va aos pos­tos de re­gis­to. “Te­mos que con­ti­nu­ar a mo­bi­li­zar e sen­si­bi­li­zar to­dos os ci­da­dãos com ida­de elei­to­ral pa­ra afluí­rem aos pos­tos de ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to elei­to­ral”, exor­tou o mi­nis­tro, lem­bran­do que a par­ti­ci­pa­ção no pro­ces­so é um de­ver de ci­da­da­nia.

O mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Bornito de Sou­sa, mos­trou-se on­tem sa­tis­fei­to com o “rit­mo re­gu­lar” que o pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral co­nhe­ce no mu­ni­cí­pio do Nze­to, que dis­ta a 230 qui­ló­me­tros da ci­da­de de Mban­za Con­go.

O Nze­to, pri­mei­ra eta­pa da vi­si­ta de Bornito de Sou­sa à pro­vín­cia do Zaire, re­gis­ta uma boa ade­são de ci­da­dãos com ida­de elei­to­ral aos pos­tos de re­gis­to. Ain­da as­sim, o mi­nis­tro so­li­ci­tou um mai­or en­ga­ja­men­to de to­dos os ac­to­res so­ci­ais e po­lí­ti­cos nas ac­ções de mo­bi­li­za­ção.

“Te­mos que con­ti­nu­ar a mo­bi­li­zar e sen­si­bi­li­zar to­dos os ci­da­dãos com ida­de elei­to­ral pa­ra afluí­rem aos pos­tos de ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to elei­to­ral”, exor­tou o mi­nis­tro, lem­bran­do que a par­ti­ci­pa­ção no pro­ces­so elei­to­ral é um de­ver de ci­da­da­nia.

O di­rec­tor dos Re­gis­tos no Zaire, Edu­ar­do Ra­mos Jar­zi­nho, in­for­mou que, di­a­ri­a­men­te, são re­gis­ta­dos na pro­vín­cia 200 no­vos elei­to­res. Até ao mo­men­to, su­bli­nhou, fo­ram emi­ti­dos 109 mil no­vos car­tões de elei­tor.

No Nze­to, o mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio co­me­çou por cons­ta­tar o fun­ci­o­na­men­to dos pos­tos de re­gis­to e vi­si­tou al­guns em­pre­en­di­men­tos so­ci­o­e­co­nó­mi­cos, co­mo a pon­te so­bre o rio Mbri­ge e as obras em cur­so em al­gu­mas vi­as ur­ba­nas.Bornito de Sou­sa es­te­ve acom­pa­nha­do do mi­nis­tro da Ener­gia e Águas, João Bap­tis­ta Borges, e do go­ver­na­dor Jo­a­nes André. O pro­gra­ma de vi­si­ta de Bornito de Sou­sa ao Zaire re­ser­va igual­men­te uma des­lo­ca­ção ao mu­ni­cí­pio do Soyo. Cer­ca de qua­tro mi­lhões e meio de ci­da­dãos fo­ram ca­das­tra­dos até on­tem, em to­do o país, no pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral que co­me­çou em Agos­to.

O Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio es­tá a sair das zo­nas ur­ba­nas pa­ra as ru­rais no sen­ti­do de au­men­tar a ca­pa­ci­da­de de res­pos­ta. O Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio ini­ci­ou, no do­min­go, as ope­ra­ções aé­re­as nas zo­nas recôn­di­tas de Ma­lan­je e Uí­ge.

Na se­gun­da-fei­ra, uma de­le­ga­ção do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio que se des­lo­cou ao mu­ni­cí­pio de Ico­lo e Ben­go ava­li­ou o fun­ci­o­na­men­to das bri­ga­das, os pro­ble­mas lo­gís­ti­cos e o pa­ga­men­to de sub­sí­di­os. Cen­te­nas de ci­da­dãos man­têm fir­me­za pa­ra cum­prir o de­ver cí­vi­co do re­gis­to elei­to­ral.

In­ten­si­fi­ca­ção da cam­pa­nha

No Cu­ne­ne, a JMPLA vai con­ti­nu­ar a des­do­brar-se em cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­za­ção dos ci­da­dãos, pa­ra uma mai­or ade­são ao pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral, ga­ran­tiu ter­ça­fei­ra, em Ond­ji­va, o se­gun­do se­cre­tá­rio pro­vin­ci­al da or­ga­ni­za­ção ju­ve­nil do par­ti­do no po­der em An­go­la. Em de­cla­ra­ções à Angop, Abel Kai­tun­ga dis­se que a JMPLA tu­do es­tá a fa­zer de ma­nei­ra a des­per­tar e per­su­a­dir a po­pu­la­ção dos vá­ri­os es­tra­tos so­ci­ais com ca­pa­ci­da­de elei­to­ral pa­ra ade­rir em mas­sa ao re­gis­to elei­to­ral. Di­an­te des­sa di­nâ­mi­ca, in­for­mou, a or­ga­ni­za­ção tem pro­mo­vi­do en­con­tros com di­ver­sos au­to­res da so­ci­e­da­de, es­tu­dan­tes, jo­vens empreendedores e ou­tros, on­de é abor­da­do o te­ma “A im­por­tân­cia do re­gis­to elei­to­ral”.

O lí­der ju­ve­nil lem­brou que es­sa ac­ti­vi­da­de se es­ten­de a ní­vel dos seis mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia do Cu­ne­ne, le­van­do a men­sa­gem po­si­ti­va do pro­ces­so. Se­gun­do da­dos es­tá­ti­cos da Di­rec­ção de Re­gis­tos no Cu­ne­ne, 111 mil ci­da­dãos já ac­tu­a­li­za­ram os seus da­dos elei­to­rais, 946 ci­da­dãos emi­ti­ram o seu car­tão elei­to­ral pe­la pri­mei­ra vez e 744 pe­di­ram se­gun­da via no pe­río­do en­tre 25 de Agos­to e 13 de No­vem­bro.

Dis­po­ni­bi­li­za­das mo­to­ri­za­das

No Cu­an­do Cu­ban­go, a Di­rec­ção Pro­vin­ci­al dos Re­gis­tos re­ce­beu 32 mo­to­ri­za­das que vão fa­ci­li­tar a mo­bi­li­da­de dos bri­ga­dis­tas, pa­ra irem ao en­con­tro dos ci­da­dãos que ain­da não efec­tu­a­ram a ac­tu­a­li­za­ção dos seus da­dos elei­to­rais.

O che­fe de de­par­ta­men­to pro­vin­ci­al dos Re­gis­tos, Arão Si­mão, anun­ci­ou a in­tro­du­ção de um ví­deo de ca­rác­ter pe­da­gó­gi­co pa­ra o re­for­ço da cam­pa­nha de sen­si­bi­li­za­ção so­bre o re­gis­to elei­to­ral.

Em bre­ve, al­gu­mas mo­to­ri­za­das vão che­gar aos mu­ni­cí­pi­os do in­te­ri­or da pro­vín­cia, on­de os bri­ga­dis­tas têm mui­ta di­fi­cul­da­de pa­ra se lo­co­mo­ve­rem em mui­tas al­dei­as que fi­cam lon­ge das se­des mu­ni­ci­pais.

Arão Si­mão anun­ci­ou es­tar tam­bém pre­vis­ta pa­ra os pró­xi­mos di­as a che­ga­da de mei­os aé­re­os, so­bre­tu­do he­li­cóp­te­ros, pa­ra per­mi­tir às bri­ga­das de re­gis­to elei­to­ral atin­gi­rem as áre­as de di­fí­cil acesso.

GAR­CIA MAYATOKO | NZE­TO

Mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio vi­si­tou num dos pos­tos de re­gis­to do Nze­to acom­pa­nha­do do mi­nis­tro da Ener­gia e Águas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.