Ge­or­ges Chi­ko­ti re­gres­sou ao país

Jornal de Angola - - PARTADA - JOSINA DE CARVALHO |

A Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na (RCA) an­ga­ri­ou 2,9 mil mi­lhões de dó­la­res na con­fe­rên­cia de do­a­do­res, re­a­li­za­da em Bru­xe­las, pa­ra o fi­nan­ci­a­men­to do seu pro­gra­ma de de­sen­vol­vi­men­to.

O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, que par­ti­ci­pou nes­ta con­fe­rên­cia, dis­se on­tem que o di­nhei­ro ar­re­ca­da­do vai per­mi­tir o fi­nan­ci­a­men­to de vá­ri­os pro­jec­tos pa­ra des­mo­bi­li­za­ção, de­sar­ma­men­to, rein­ser­ção so­ci­al, pro­ces­sos ju­di­ci­ais e ou­tros li­ga­dos aos di­rei­tos hu­ma­nos.

Ge­or­ges Chi­ko­ti, que re­gres­sou on­tem ao país, deu a co­nhe­cer que o Ban­co Mun­di­al e o Ban­co Afri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to (BAD) fo­ram os prin­ci­pais do­a­do­res, ten­do ha­vi­do tam­bém o en­ga­ja­men­to de vá­ri­os paí­ses da União Eu­ro­peia (UE) e An­go­la, co­mo quem a RCA vai co­o­pe­rar na área da for­ma­ção de po­lí­ci­as e na im­ple­men­ta­ção de ou­tros pro­jec­tos.

Cimeira Áfri­ca-Paí­ses Ára­bes

O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, par­ti­ci­pou tam­bém ter­ça-fei­ra e on­tem em Malabo, Gui­né Equa­to­ri­al, na Cimeira Áfri­ca-Paí­ses Ára­bes, em re­pre­sen­ta­ção do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos Santos.

A Cimeira fi­cou mar­ca­da pe­la di­vi­são de po­si­ções en­tre os par­ti­ci­pan­tes de­vi­do à pre­sen­ça da Re­pú­bli­ca Ára­be Saha­raui De­mo­crá­ti­ca (RASD). De acor­do com o che­fe da di­plo­ma­cia an­go­la­na, Mar­ro­cos opôs-se à par­ti­ci­pa­ção na reu­nião da Re­pú­bli­ca Ára­be Saha­raui De­mo­crá­ti­ca, o que cau­sou gran­de im­pas­se por­que a União Afri­ca­na apoi­ou a sua per­ma­nên­cia, ao con­trá­rio de al­guns paí­ses da Li­ga Ára­be, co­mo a Ará­bia Sau­di­ta, Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos e Qa­tar, que aban­do­na­ram a Cimeira. Ge­or­ges Chi­ko­ti dis­se que os paí­ses da União Afri­ca­na apoi­a­ram a per­ma­nên­cia da Re­pú­bli­ca Saha­raui na reu­nião por­que re­co­nhe­cem a sua au­to­de­ter­mi­na­ção, tal co­mo as Na­ções Uni­das. “Os afri­ca­nos pre­fe­ri­ram que a reu­nião con­ti­nu­as­se por­que a Li­ga Ára­be não po­de im­por a sua opi­nião e tem que res­pei­tar as de­ci­sões da União Afri­ca­na”, dis­se, adi­an­tan­do que as du­as or­ga­ni­za­ções vão a par­tir de ago­ra de­fi­nir co­mo e quem de­ve par­ti­ci­par nes­ta reu­nião. O Koweit dis­po­ni­bi­li­zou dois mil mi­lhões de dó­la­res pa­ra fi­nan­ci­ar pro­jec­tos dos Es­ta­dos­mem­bros da União Afri­ca­na e da Li­ga Ára­be.

An­go­la não apre­sen­tou ne­nhum pro­jec­to, mas o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res con­si­de­ra uma opor­tu­ni­da­de que de­ve ser apro­vei­ta­da, des­de que o fi­nan­ci­a­men­to não te­nha ou­tras im­pli­ca­ções pa­ra o país.

EDU­AR­DO PE­DRO

Mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res re­gres­sou on­tem de Malabo on­de re­pre­sen­tou o Che­fe de Es­ta­do na Cimeira Áfri­ca-Paí­ses Ára­bes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.