Co­o­pe­ra­ção chi­ne­sa re­for­ça sec­tor da Saú­de

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O mi­nis­tro da Saú­de, Luís Go­mes Sambo, re­al­çou ter­ça-fei­ra, em Xangai, a im­por­tân­cia da co­o­pe­ra­ção chi­ne­sa em An­go­la e re­co­nhe­ceu que o acesso limitado da po­pu­la­ção a me­di­ca­men­tos de qua­li­da­de é um dos prin­ci­pais de­sa­fi­os en­fren­ta­dos pe­los sis­te­mas de saú­de em Áfri­ca.

Luís Go­mes Sambo fa­lou no sim­pó­sio so­bre a par­ce­ria Chi­na-Áfri­ca su­bor­di­na­do ao te­ma “Me­lho­rar o acesso da po­pu­la­ção à saú­de e a pro­du­tos far­ma­cêu­ti­cos”, or­ga­ni­za­do pe­lo Go­ver­no chi­nês. O sim­pó­sio de­cor­reu à mar­gem da 9ª Con­fe­rên­cia Mun­di­al so­bre Pro­mo­ção da Saú­de, re­a­li­za­da pe­la Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de e o Mi­nis­té­rio da Saú­de da Re­pú­bli­ca Po­pu­lar da Chi­na.

Fo­ram ora­do­res da ses­são os mi­nis­tros da Saú­de da Re­pú­bli­ca Po­pu­lar da Chi­na e de Ca­bo Ver­de, o di­rec­tor exe­cu­ti­vo do Fun­do da Na­ções Uni­das pa­ra a Po­pu­la­ção e a re­pre­sen­tan­te da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de.

De acor­do com uma no­ta de imprensa do Mi­nis­té­rio da Saú­de, Luís Go­mes Sambo es­ta­be­le­ceu con­tac­tos bi­la­te­rais com os seus ho­mó­lo­gos da Chi­na, Ar­gen­ti­na e da Etió­pia, e com o vi­ce-pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Co­mér­cio da Chi­na pa­ra a Im­por­ta­ção e Ex­por­ta­ção de Me­di­ca­men­tos e Pro­du­tos de Saú­de. As au­to­ri­da­des chi­ne­sas pro­por­ci­o­na­ram vi­si­tas a hos­pi­tais de re­fe­rên­cia na­ci­o­nal, ao Ins­ti­tu­to de Pro­du­tos Bi­o­ló­gi­cos de Xangai e a em­pre­sas na­ci­o­nais de pro­du­ção far­ma­cêu­ti­ca.

A 9ª Con­fe­rên­cia Mun­di­al so­bre Pro­mo­ção da Saú­de des­ta­cou a im­por­tân­cia da pro­mo­ção da saú­de pa­ra o al­can­ce dos ob­jec­ti­vos de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel até 2030 e adop­tou a De­cla­ra­ção de Xangai, que re­co­nhe­ce a saú­de e o bem-es­tar da po­pu­la­ção co­mo con­di­ção es­sen­ci­al pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to dos paí­ses.

Com a de­cla­ra­ção, os go­ver­nos as­su­mi­ram o com­pro­mis­so de adop­tar me­di­das re­gu­la­tó­ri­as e le­gis­la­ti­vas, in­cluin­do po­lí­ti­cas fis­cais, que fa­ci­li­tem no­vos in­ves­ti­men­tos pa­ra sis­te­mas de saú­de pú­bli­ca mais re­si­li­en­tes. Foi lan­ça­do um ape­lo pa­ra a re­mo­ção de to­do o ti­po de bar­rei­ras que pos­sam di­fi­cul­tar a par­ti­ci­pa­ção da po­pu­la­ção, es­pe­ci­al­men­te de mu­lhe­res e jo­vens.

VIGAS DA PU­RI­FI­CA­ÇÃO

Luís Go­mes Sambo dis­cur­sou du­ran­te o sim­pó­sio Chi­na-Áfri­ca que de­cor­reu em Xangai

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.