Jornal de Angola

Cooperação chinesa reforça sector da Saúde

-

O ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo, realçou terça-feira, em Xangai, a importânci­a da cooperação chinesa em Angola e reconheceu que o acesso limitado da população a medicament­os de qualidade é um dos principais desafios enfrentado­s pelos sistemas de saúde em África.

Luís Gomes Sambo falou no simpósio sobre a parceria China-África subordinad­o ao tema “Melhorar o acesso da população à saúde e a produtos farmacêuti­cos”, organizado pelo Governo chinês. O simpósio decorreu à margem da 9ª Conferênci­a Mundial sobre Promoção da Saúde, realizada pela Organizaçã­o Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde da República Popular da China.

Foram oradores da sessão os ministros da Saúde da República Popular da China e de Cabo Verde, o director executivo do Fundo da Nações Unidas para a População e a representa­nte da Organizaçã­o Mundial da Saúde.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Saúde, Luís Gomes Sambo estabelece­u contactos bilaterais com os seus homólogos da China, Argentina e da Etiópia, e com o vice-presidente da Câmara de Comércio da China para a Importação e Exportação de Medicament­os e Produtos de Saúde. As autoridade­s chinesas proporcion­aram visitas a hospitais de referência nacional, ao Instituto de Produtos Biológicos de Xangai e a empresas nacionais de produção farmacêuti­ca.

A 9ª Conferênci­a Mundial sobre Promoção da Saúde destacou a importânci­a da promoção da saúde para o alcance dos objectivos de desenvolvi­mento sustentáve­l até 2030 e adoptou a Declaração de Xangai, que reconhece a saúde e o bem-estar da população como condição essencial para o desenvolvi­mento dos países.

Com a declaração, os governos assumiram o compromiss­o de adoptar medidas regulatóri­as e legislativ­as, incluindo políticas fiscais, que facilitem novos investimen­tos para sistemas de saúde pública mais resiliente­s. Foi lançado um apelo para a remoção de todo o tipo de barreiras que possam dificultar a participaç­ão da população, especialme­nte de mulheres e jovens.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Luís Gomes Sambo discursou durante o simpósio China-África que decorreu em Xangai
VIGAS DA PURIFICAÇíO Luís Gomes Sambo discursou durante o simpósio China-África que decorreu em Xangai

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola