Pro­tec­ção so­ci­al ob­jec­to de es­tu­do

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Um se­mi­ná­rio so­bre "A pro­tec­ção so­ci­al com­ple­men­tar: pres­su­pos­tos, exi­gên­ci­as, be­ne­fí­ci­os e ris­cos" é re­a­li­za­do na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra, na Escola Na­ci­o­nal de Ad­mi­nis­tra­ção, em Lu­an­da.

O se­mi­ná­rio, pro­mo­vi­do pe­lo Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, Tra­ba­lho e Se­gu­ran­ça So­ci­al, abor­da a ne­ces­si­da­de de re­for­çar e com­ple­men­tar as pres­ta­ções dos re­gi­mes obrigatórios atra­vés de pla­nos de pen­sões.

O de­par­ta­men­to mi­nis­te­ri­al refere que o ob­jec­ti­vo do en­con­tro é dis­cu­tir com os prin­ci­pais in­ter­ve­ni­en­tes do sis­te­ma fi­nan­cei­ro, ban­cá­rio e não ban­cá­rio, os pres­su­pos­tos, exi­gên­ci­as, be­ne­fí­ci­os e ris­cos ine­ren­tes ao Sis­te­ma de Pro­tec­ção So­ci­al Com­ple­men­tar.

O se­mi­ná­rio con­ta com a pre­sen­ça de en­ti­da­des ges­to­ras de fun­dos de pen­sões, as­so­ci­a­ções mu­tu­a­lis­tas e fun­da­do­ras de re­gi­mes pro­fis­si­o­nais com­ple­men­ta­res. A ce­ri­mó­nia de aber­tu­ra é pre­si­di­da pe­lo mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, Tra­ba­lho e Se­gu­ran­ça So­ci­al, Pi­tra Ne­to.

A pro­tec­ção so­ci­al com­ple­men­tar é de ade­são fa­cul­ta­ti­va e pre­ten­de re­for­çar a cobertura for­ne­ci­da no âm­bi­to dos re­gi­mes in­te­gra­dos na pro­tec­ção so­ci­al obri­ga­tó­ria. A pro­tec­ção so­ci­al com­ple­men­tar vi­sa re­for­çar e com­ple­men­tar as pres­ta­ções dos re­gi­mes obrigatórios nas even­tu­a­li­da­des de vi­lhi­ce, in­va­li­dez, mor­te e cui­da­dos de saú­de.

Uma reu­nião de pro­fis­si­o­nais de saú­de de 21 paí­ses da Áfri­ca Oci­den­tal e Cen­tral co­me­ça hoje em Dja­me­na, ca­pi­tal do Cha­de, com o ob­jec­ti­vo de re­no­var a es­tra­té­gia de trans­mis­são ver­ti­cal do VIH, ví­rus da si­da, e re­for­çar o acesso ao tra­ta­men­to à ba­se de an­ti-re­tro­vi­rais em cri­an­ças e ado­les­cen­tes.

A reu­nião é pro­mo­vi­da pe­la Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS) e ter­mi­na ama­nhã, um ano de­pois da re­a­li­za­ção de um en­con­tro, no Se­ne­gal, on­de foi lan­ça­do o “Ape­lo de Da­car”. Os pro­fis­si­o­nais de saú­de vão, em dois di­as, ana­li­sar os pro­gres­sos al­can­ça­dos des­de a im­ple­men­ta­ção do “Ape­lo de Da­car” e es­ta­be­le­cer um no­vo ro­tei­ro pa­ra ace­le­rar a eli­mi­na­ção da trans­mis­são ver­ti­cal do VIH de mãe pa­ra fi­lho e me­lho­rar o acesso ao tra­ta­men­to das cri­an­ças e ado­les­cen­tes.

A OMS con­si­de­ra que a Áfri­ca en­fren­ta uma epi­de­mia cres­cen­te e mal con­tro­la­da de VIH em pes­so­as da fai­xa etá­ria dos 10 aos 19 anos.

O ví­rus da si­da, des­co­ber­to em 1980, já ma­tou mi­lhões de pes­so­as, a mai­o­ria das qu­ais em Áfri­ca, o con­ti­nen­te mais afec­ta­do pe­la do­en­ça ain­da sem cu­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.