Qua­se me­ta­de da po­pu­la­ção já es­tá co­nec­ta­da à In­ter­net

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Qua­se me­ta­de da po­pu­la­ção mun­di­al es­tá co­nec­ta­da à In­ter­net, já que as re­des mó­veis es­tão a cres­cer e os pre­ços a cair, mas o mai­or nú­me­ro de uti­li­za­do­res vai es­tar con­cen­tra­do nos paí­ses de­sen­vol­vi­dos.

Num re­la­tó­rio di­vul­ga­do na ter­ça-fei­ra, a União In­ter­na­ci­o­nal de Te­le­co­mu­ni­ca­ções refere que, nos paí­ses de­sen­vol­vi­dos, cer­ca de 80 por cen­to da po­pu­la­ção usa a In­ter­net, mas só cer­ca de 40 por cen­to o fa­zem nos paí­ses em de­sen­vol­vi­men­to e me­nos de 15 por cen­to nos me­nos de­sen­vol­vi­dos.

Em vá­ri­os Es­ta­dos mais po­bres de Áfri­ca, só uma pes­soa em ca­da 10 es­tá “on-li­ne”. De acor­do com a União In­ter­na­ci­o­nal de Te­le­co­mu­ni­ca­ções, a po­pu­la­ção sem acesso à In­ter­net é mai­o­ri­ta­ri­a­men­te fe­mi­ni­na, ido­sa, me­nos es­co­la­ri­za­da, mais po­bre e vi­ve em áre­as ru­rais.

Glo­bal­men­te, 47 por cen­to da po­pu­la­ção “na­ve­ga” na re­de mun­di­al, bem me­nos do que a me­ta de 60 por cen­to até 2020 es­ta­be­le­ci­da pe­la ONU. Apro­xi­ma­da­men­te 3,9 mil mi­lhões de pes­so­as, mais de me­ta­de da po­pu­la­ção glo­bal, não es­tão con­ce­ta­das à In­ter­net. A União In­ter­na­ci­o­nal de Te­le­co­mu­ni­ca­ções acre­di­ta que 3,5 mil mi­lhões de pes­so­as vão ter acesso à re­de até ao fi­nal des­te ano.

“A dis­se­mi­na­ção das re­des 3G e 4G pe­lo Mun­do le­vou a In­ter­net a ca­da vez mais pes­so­as”, apon­ta o re­la­tó­rio. Em­pre­sas de te­le­co­mu­ni­ca­ções e de In­ter­net es­tão a ex­pan­dir-se, já que “smartpho­nes” mais aces­sí­veis es­tão a es­ti­mu­lar os con­su­mi­do­res a na­ve­gar pe­la In­ter­net e au­men­tar a pro­cu­ra por ser­vi­ços de da­dos ro­bus­tos. Mas os paí­ses me­nos de­sen­vol­vi­dos, aler­tou o do­cu­men­to, ain­da es­tão a fi­car pa­ra trás dos res­tan­tes.

“Pe­los fra­cos ní­veis de pe­ne­tra­ção da In­ter­net nos paí­ses me­nos de­sen­vol­vi­dos, es­ta­mos em crer que es­sas na­ções es­tão qua­se 20 anos atrás dos paí­ses de­sen­vol­vi­dos”, in­for­ma o re­la­tó­rio.

O do­cu­men­to apon­tou co­mo cau­sas do atra­so tec­no­ló­gi­co o cus­to dos ser­vi­ços e da am­pli­a­ção da in­fra-es­tru­tu­ra a con­su­mi­do­res em áre­as ru­rais e re­mo­tas e ain­da o pre­ço al­to dos te­le­mó­veis.

JIOÃO GO­MES

O Es­ta­do es­ti­mu­la a al­fa­be­ti­za­ção di­gi­tal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.