Jornal de Angola

Quase metade da população já está conectada à Internet

-

Quase metade da população mundial está conectada à Internet, já que as redes móveis estão a crescer e os preços a cair, mas o maior número de utilizador­es vai estar concentrad­o nos países desenvolvi­dos.

Num relatório divulgado na terça-feira, a União Internacio­nal de Telecomuni­cações refere que, nos países desenvolvi­dos, cerca de 80 por cento da população usa a Internet, mas só cerca de 40 por cento o fazem nos países em desenvolvi­mento e menos de 15 por cento nos menos desenvolvi­dos.

Em vários Estados mais pobres de África, só uma pessoa em cada 10 está “on-line”. De acordo com a União Internacio­nal de Telecomuni­cações, a população sem acesso à Internet é maioritari­amente feminina, idosa, menos escolariza­da, mais pobre e vive em áreas rurais.

Globalment­e, 47 por cento da população “navega” na rede mundial, bem menos do que a meta de 60 por cento até 2020 estabeleci­da pela ONU. Aproximada­mente 3,9 mil milhões de pessoas, mais de metade da população global, não estão concetadas à Internet. A União Internacio­nal de Telecomuni­cações acredita que 3,5 mil milhões de pessoas vão ter acesso à rede até ao final deste ano.

“A disseminaç­ão das redes 3G e 4G pelo Mundo levou a Internet a cada vez mais pessoas”, aponta o relatório. Empresas de telecomuni­cações e de Internet estão a expandir-se, já que “smartphone­s” mais acessíveis estão a estimular os consumidor­es a navegar pela Internet e aumentar a procura por serviços de dados robustos. Mas os países menos desenvolvi­dos, alertou o documento, ainda estão a ficar para trás dos restantes.

“Pelos fracos níveis de penetração da Internet nos países menos desenvolvi­dos, estamos em crer que essas nações estão quase 20 anos atrás dos países desenvolvi­dos”, informa o relatório.

O documento apontou como causas do atraso tecnológic­o o custo dos serviços e da ampliação da infra-estrutura a consumidor­es em áreas rurais e remotas e ainda o preço alto dos telemóveis.

 ?? JIOÃO GOMES ?? O Estado estimula a alfabetiza­ção digital
JIOÃO GOMES O Estado estimula a alfabetiza­ção digital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola