Fil­me so­bre si­da exi­bi­do na UEA

Jornal de Angola - - CULTURA -

O pro­jec­to “Cinema@De­ba­te” exi­be hoje, às 18h00, na União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos, em Lu­an­da, o fil­me “In­si­de Story: the sci­en­ce of HIV/Si­da”, em co­la­bo­ra­ção com o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Lu­ta Con­tra a Si­da.

Após a exi­bi­ção da fic­ção, com a du­ra­ção de uma ho­ra e 37 mi­nu­tos, vai ser re­a­li­za­do um de­ba­te com a par­ti­ci­pa­ção de mé­di­cos e es­pe­ci­a­lis­tas do Mi­nis­té­rio da Saú­de, ci­né­fi­los e re­a­li­za­do­res, so­bre a pro­ble­má­ti­ca da pre­ven­ção e edu­ca­ção do HIV em Áfri­ca, em par­ti­cu­lar no país, no âm­bi­to da ce­le­bra­ção do 1 de De­zem­bro, Dia Mun­di­al de Lu­ta con­tra a Si­da.

“In­si­de Story: the sci­en­ce of HIV/Si­da” apre­sen­ta uma men­sa­gem sim­ples, em que se des­ta­ca o co­nhe­ci­men­to co­mo po­der, men­sa­gem com­par­ti­lha­da pe­lo pro­ta­go­nis­ta do fil­me, Ka­lu.

A ideia do fil­me, pro­du­zi­do pe­la “Cu­ri­ous Pic­tu­res South Afri­ca”, sur­giu quan­do a “Dis­co­very Chan­nel Glo­bal Edu­ca­ti­on Part­nership” ava­li­ou as ne­ces­si­da­des co­mu­ni­tá­ri­as e edu­ca­ci­o­nais en­tre os seus cen­tros de apren­di­za­gem. Aber­to ao pú­bli­co aman­te da sé­ti­ma ar­te, ar­tis­tas, jor­na­lis­tas e es­tu­dan­tes de Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al, o pro­jec­to “Cinema@De­ba­te” é men­sal e as­si­na­la es­te mês a sua sé­ti­ma edi­ção.

É uma co-or­ga­ni­za­ção da Ci­ne­ma­te­ca Na­ci­o­nal e da As­so­ci­a­ção An­go­la­na dos Pro­fis­si­o­nais de Cinema e Au­di­o­vi­su­al, com apoi­os da UEA e do Ins­ti­tu­to An­go­la­no de Cinema e Au­di­o­vi­su­al.

“Cinema@De­ba­te” tem for­ma­to de ci­ne clu­be, sen­do uma ini­ci­a­ti­va da Apro­ci­ma, que em Fe­ve­rei­ro de 2015 re­a­li­zou a pri­mei­ra ses­são na Me­di­a­te­ca de Lu­an­da, com o fil­me “O Mi­la­gre Ger­son” (2004), um do­cu­men­tá­rio so­bre a cu­ra do can­cro atra­vés dos ali­men­tos, des­co­ber­ta do mé­di­co ale­mão Max Ger­son.

O de­ba­te te­ve a par­ti­ci­pa­ção de es­tu­dan­tes da Fa­cul­da­de de Me­di­ci­na da Uni­ver­si­da­de Agos­ti­nho Ne­to, mé­di­cos e re­a­li­za­do­res de cinema.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.