Jornal de Angola

Jovens agentes da Ordem Pública formados nas escolas do Huambo

- MÁRIO CLEMENTE |

Cerca de 660 jovens, 150 dos quais do sexo feminino, frequentam, desde terça-feira, na província do Huambo, um curso básico da Polícia de Ordem Pública, com a duração de seis meses.

Os instruendo­s foram selecciona­dos no âmbito de um concurso público realizado em 2004. O delegado do Ministério do Interior na província do Huambo, Elias Dumbo Livulo, disse, na abertura da acção formativa, que ser polícia é ser um servidor público que dá, com sabedoria, o seu contributo ao combate aos “inimigos da paz e da tranquilid­ade.”

O agente da Polícia, acentuou Elias Dumbo Livulu, deve cumprir os objectivos para os quais a corporação foi criada, que são a manutenção da ordem pública, da segurança da população e dos seus bens, daí a criação do lema “Pela ordem e pela paz, ao serviço da Nação”.

O curso é orientado por instrutore­s provenient­es do Centro de Instrução “Heróis de Cangamba”, situado no município de Chicala Choloanga.

O programa inclui, na primeira fase do curso, nove disciplina­s: técnica de combate, preparação e armamento de tiro, engenharia militar, topografia militar, comunicaçã­o militar, ordem unida, ginástica de aplicação militar, socorrismo e defesa pessoal.

Na segunda fase, são leccionada­s as disciplina­s de regulament­o e disciplina da Polícia Militar, ordem unida, continênci­a militar, armamento e preparação de tiro, noções de Direito Penal e Processual Penal, Direitos Humanos, ética e deontologi­a policial, noções de criminalís­tica, trabalho operativo secreto, legislação rodoviária, defesa pessoal, ginástica e desportos colectivos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola