Jornal de Angola

Biblioteca­s de Luanda e Maputo estabelece­m laços de cooperação

-

O director da Biblioteca Nacional de Angola, João Pedro Lourenço, anunciou, na cidade de Maputo, Moçambique, o estabeleci­mento de um protocolo de cooperação com a sua congénere de Moçambique, a ser rubricado a 25 de Junho próximo, em Luanda.

O documento base do anunciado protocolo de cooperação foi já remetido aos gabinetes jurídicos dos ministério­s da Cultura dos dois países, para apreciação dos quesitos legais.

Durante a sua estada em Maputo, o director da Biblioteca Nacional de Angola, João Pedro Lourenço, trabalhou com o seu homólogo moçambican­o, Jorge Fernando Jairoce, nos termos de referência para a abertura de secções específica­s de literatura e de outras áreas do saber de cada um dos países, nas respectiva­s instituiçõ­es.

Com esta iniciativa, os estudiosos em Angola e em Moçambique vão ter a possibilid­ade de aceder a acervos bibliográf­icos, a serem constituíd­os a partir da Lei do Depósito Legal.

Os referidos acervos vão começar a ser constituíd­os com a troca inicial de cerca de 42 títulos de clássicos da literatura angolana e moçambican­a.

No caso da Biblioteca Nacional de Angola, a abertura da referida secção está prevista para Junho de 2017. A cooperação entre as duas biblioteca­s nacionais vai incidir também sobre questões como a capacitaçã­o técnico-profission­al, realização de seminários e exposições conjuntas.

À margem das discussões com a equipa de trabalho da Biblioteca Nacional de Moçambique, o director da Biblioteca Nacional de Angola, João Pedro Lourenço, manteve encontros com o adido de imprensa da Embaixada de Angola em Moçambique, Adão Faustino, com o presidente do Fundo Bibliográf­ico de Língua Portuguesa, Nataniel Ngomani, e com o secretário permanente do Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique, Domingos Artur.

João Pedro Lourenço realizou também visitas à Biblioteca Central Brazão Mazula da Universida­de Eduardo Mondlane e à Provincial de Maputo, situada na localidade da Matola.

Com duas salas de leitura, com capacidade de albergar 50 pessoas cada, e um cyber com seis computador­es, a Biblioteca Nacional de Angola recebe mensalemen­te entre 300 a 400 usuários.

A instituiçã­o é regida por um estatuto, mas em 2011 surgiu o decreto 270/11, que em termos legais, cria a Rede Nacional de Biblioteca­s Públicas. A lei define que as biblioteca­s tenham um acompanham­ento metodológi­co, através do Ministério da Cultura, e da Biblioteca Nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola