Exe­cu­ti­vos de Seul e de Tó­quio par­ti­lham da­dos das se­cre­tas

Jornal de Angola - - MUNDO -

Os go­ver­nos de Seul e Tó­quio as­si­na­ram on­tem um tra­ta­do que per­mi­te aos dois paí­ses par­ti­lha­rem in­for­ma­ções so­bre as ac­ti­vi­da­des mi­li­ta­res e nu­cle­a­res da Co­reia do Nor­te.

O Pac­to Ge­ral de Se­gu­ran­ça so­bre In­for­ma­ção Mi­li­tar (GSOMIA, si­gla em in­glês) en­tre a Co­reia do Sul e o Ja­pão re­sul­ta do au­men­to de ac­ti­vi­da­des mi­li­ta­res com ar­mas de gran­de pre­ci­são e tes­tes nu­cle­a­res re­a­li­za­dos pe­la Co­reia do Nor­te.

O mi­nis­tro da De­fe­sa sul-co­re­a­no, Han Min-koo, e o embaixador ja­po­nês na Co­reia do Sul, Ya­su­ma­sa Na­ga­mi­ne, as­si­na­ram o do­cu­men­to no Mi­nis­té­rio da De­fe­sa, em Seul, in­for­mou a agência Yo­nhap.

O do­cu­men­to en­trou em vi­gor ime­di­a­ta­men­te, já que não ne­ces­si­ta de apro­va­ção par­la­men­tar de ne­nhum dos paí­ses, se­gun­do in­for­ma­ção adi­ci­o­nal pres­ta­da por pe­ri­tos mi­li­ta­res e de se­gu­ran­ça de Seul e Tó­quio. A Co­reia do Sul e o Ja­pão es­ta­be­le­ce­ram um pré-acor­do, o GSOMIA, há qua­se meia dé­ca­da, mas a as­si­na­tu­ra do acor­do fi­nal foi can­ce­la­da em 2012, de­vi­do à con­tro­vér­sia ge­ra­da na Co­reia do Sul por cau­sa do pri­mei­ro acor­do de de­fe­sa com o Ja­pão. Exis­tem ani­mo­si­da­des na Co­reia do Sul con­tra o Ja­pão, de­vi­do ao do­mí­nio co­lo­ni­al que exer­ceu so­bre a pe­nín­su­la co­re­a­na en­tre 1910 e 1945.

Pe­lo me­nos três par­ti­dos da opo­si­ção sul-co­re­a­na pro­tes­ta­ram con­tra a as­si­na­tu­ra do tra­ta­do e ame­a­ça­ram for­çar a re­nún­cia do Mi­nis­tro da De­fe­sa, num mo­men­to de ex­tre­ma fra­que­za da Pre­si­den­te Park Geun-hye, en­vol­vi­da num es­cân­da­lo de cor­rup­ção e abu­so de po­der li­de­ra­do por uma co­la­bo­ra­do­ra.

Por­ta-vo­zes do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa sul-co­re­a­no res­sal­ta­ram on­tem os be­ne­fí­ci­os do pac­to fa­ce ao re­cen­te au­men­to de tes­tes de mís­seis e nu­cle­a­res re­a­li­za­dos pe­la Co­reia do Nor­te e con­si­de­ra­ram mes­mo que uma cri­se po­lí­ti­ca do­més­ti­ca não de­ve com­pro­me­ter um te­ma de se­gu­ran­ça na­ci­o­nal.

O tra­ta­do per­mi­te que a Co­reia do Sul e o Ja­pão par­ti­lhem da­dos con­fi­den­ci­ais so­bre os pro­gra­mas de ar­mas de Pyongyang, de ma­nei­ra di­rec­ta, e não atra­vés dos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, co­mo fi­ze­ram até ago­ra, em vir­tu­de de ou­tro pac­to tri­la­te­ral as­si­na­do em 2014.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.