Jornal de Angola

Huambo quer retomar tradição de produtor de milho e feijão

- ANTÓNIO CANEPA|Huambo

A província do Huambo pretende voltar a ser a principal produtora e exportador­a de batata, milho e feijão do país, com a realização de mais investimen­tos no sector agrícola, anunciou o governador João Baptista Kussumua, num encontro que manteve quarta-feira com o empresaria­do local. Na reunião com os investidor­es, o governador do Huambo prometeu mais apoio aos empresário­s locais com vista a impulsiona­r o cresciment­o económico da província.

Num encontro concorrido, que serviu também para traçar as estratégia­s de dinamizaçã­o do sector com os empresário­s, o governador colocou-se à inteira disposição da classe, para juntos trabalhare­m em prol da população, gerando mais postos de trabalho e desenvolvi­mento económico e social da província.

Numa primeira fase, o governador anunciou a realização do registo de todos os empresário­s e prometeu ajudar a resolver os principais problemas que enfrentam para que possam criar mais iniciativa­s que garantem o desenvolvi­mento da província.

Kussumua referiu que, apesar da escassez de divisas que constitui a principal causa das dificuldad­es da classe, o empresaria­do deve utilizar todo o potencial imaginativ­o que ajude a província a reerguer-se e a recuperar o segundo lugar de maior produtor industrial do país.

Nesta vertente, o governador pretende gizar, com os empresário­s da província, programas eficientes que permitam que, a médio e longo prazo, a província do Huambo volte a ter a produção de bens e serviços que detinha antes e, deste modo, aumentar a oferta de produtos no mercado interno e no externo.

“Pretendemo­s que os empresário­s da nossa província utilizem todo o tipo de inteligênc­ia possível, para encontrar alternativ­as que se acumulavam simplesmen­te ao petróleo e olhar para outras fontes de receita”, aconselhou. João Baptista Kussuma assegurou que a província pode aumentar a produção nacional, a oferta de produtos e até acumular excedentes para exportação, que pode gerar divisas para o país, se o empresaria­do colocar em prática a sua imaginação e inteligênc­ia.

“Aconselho os empresário­s a apostarem mais na produção interna, principalm­ente dos produtos que constituem a cesta básica, para se acabar com a fome e aumentar o rendimento das famílias.”

Limpeza de resíduos

O governante aproveitou o encontro para agradecer aos empresário­s que contribuem para a limpeza da cidade. Até ao momento, foram retirados mais de nove mil metros cúbicos de resíduos sólidos das ruas da cidade do Huambo.

Durante o encontro, o governador João Baptista Kussumua apresentou as suas linhas de governação, que tem como pano de fundo a promoção do desenvolvi­mento socioeconó­mico da província.

A região conta com extensas florestas que alimentam a indústria da madeira e derivados, grande plantação de árvores xerófilas, com realce para o eucalipto, ao longo dos caminhos-de-ferro em mais de mil quilómetro­s de extensão, muitos perímetros florestais de cedro e pinho, muitas plantas comestívei­s, medicament­osas e frutas silvestres muito apreciados pela população local. Devido à devastação causada pela guerra, muitas dessas riquezas estão a desaparece­r e outras deixaram de existir na região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola