Sér­gio Luther Res­co­va re­al­ça pa­pel dos jo­vens

Jornal de Angola - - POLÍTICA - LEONOR MABIALA

O pri­mei­ro se­cre­tá­rio na­ci­o­nal da JMPLA ape­lou aos jo­vens em Ca­bin­da pa­ra afluí­rem aos pos­tos de re­gis­to elei­to­ral pa­ra se re­gis­ta­rem e se­rem os prin­ci­pais pro­mo­to­res da sua di­vul­ga­ção. Sér­gio Luther Res­co­va, que fa­la­va na pa­les­tra su­bor­di­na­da ao te­ma “A im­por­tân­cia do re­gis­to elei­to­ral no seio da ju­ven­tu­de”, re­a­li­za­da no âm­bi­to da jor­na­da po­lí­ti­ca e pa­trió­ti­ca pro­mo­vi­da pe­la JMPLA, dis­se ser im­pe­ri­o­so que os jo­vens ex­pli­quem aos de­mais ci­da­dãos a im­por­tân­cia das elei­ções ge­rais e o prin­ci­pal ob­jec­ti­vo da sua re­a­li­za­ção, pa­ra que to­do o ci­da­dão em ida­de elei­to­ral pos­sa par­ti­ci­par no exer­cí­cio do seu di­rei­to de ci­da­da­nia e pa­trió­ti­co, atra­vés do vo­to.

O “nú­me­ro um” na hi­e­rar­quia da or­ga­ni­za­ção ju­ve­nil do MPLA exor­tou tam­bém os de­mais ci­da­dãos que por di­ver­sas ra­zões per­de­ram os seus car­tões de elei­tor a so­li­ci­ta­rem a emis­são da se­gun­da via. Os no­vos elei­to­res, que com­ple­tam 18 anos no pre­sen­te ano e aque­les, que até 31 de De­zem­bro de 2017, atin­gi­rem a mai­o­ri­da­de, tam­bém de­vem efec­tu­ar o seu re­gis­to elei­to­ral.

Sér­gio Luther Res­co­va cha­mou aten­ção aos jo­vens da sua for­ma­ção po­lí­ti­ca pa­ra as­su­mi­rem um maior pro­ta­go­nis­mo na de­fe­sa dos in­te­res­ses e di­rei­tos da ju­ven­tu­de an­go­la­na, de­sen­vol­ven­do ini­ci­a­ti­vas que pro­mo­vam pos­tos de tra­ba­lho, qua­li­da­de de en­si­no e en­con­tra­rem me­ca­nis­mos de par­ti­ci­pa­ção de for­ma ac­ti­va na vi­da co­mu­ni­tá­ria do bair­ro.

O agen­te da edu­ca­ção cí­vi­ca e elei­to­ral Ave­li­no Zin­ga, que dis­ser­tou so­bre o te­ma “Im­por­tân­cia do re­gis­to elei­to­ral no seio da ju­ven­tu­de”, lem­brou que os da­dos do Cen­so Ge­ral da Po­pu­la­ção e Ha­bi­ta­ção, re­a­li­za­do em 2014, in­di­cam que a maior fran­ja da po­pu­la­ção an­go­la­na é cons­ti­tuí­da por jo­vens, daí a ne­ces­si­da­de de to­dos, prin­ci­pal­men­te a ju­ven­tu­de, par­ti­ci­pa­rem no plei­to elei­to­ral de 2017. Lem­brou que o re­gis­to elei­to­ral é a con­di­ção es­sen­ci­al pa­ra es­se exer­cí­cio.

O mes­mo ape­lo no Mo­xi­co

O ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal dos Bun­das, na pro­vín­cia do Mo­xi­co, ape­lou on­tem à po­pu­la­ção pa­ra ade­rir em mas­sa ao pro­ces­so de ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to elei­to­ral, pa­ra o su­ces­so das elei­ções ge­rais de 2017. Al­ber­to Ca­lum­bi Keshi­po­co, que fa­la­va du­ran­te um encontro com as au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais, en­ti­da­des ecle­siás­ti­cas e par­ti­dos po­lí­ti­cos, dis­se que o re­gis­to elei­to­ral é a “por­ta cer­ta” pa­ra a par­ti­ci­pa­ção no plei­to.

O su­ces­so do re­gis­to, dis­se, pas­sa pe­la res­pon­sa­bi­li­da­de de to­dos os ac­to­res so­ci­ais, que de­vem as­su­mir, com res­pon­sa­bi­li­da­de, a sua par­te pa­ra per­mi­tir que o pro­ces­so de­cor­ra den­tro da nor­ma­li­da­de e de for­ma exem­plar.

No mu­ni­cí­pio dos Bun­das, mais de 10 mil elei­to­res, en­tre ho­mens e mu­lhe­res, já fo­ram re­gis­ta­dos.

ANTÓNIO SO­A­RES

Pri­mei­ro se­cre­tá­rio na­ci­o­nal da JMPLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.