Jornal de Angola

Sérgio Luther Rescova realça papel dos jovens

- LEONOR MABIALA

O primeiro secretário nacional da JMPLA apelou aos jovens em Cabinda para afluírem aos postos de registo eleitoral para se registarem e serem os principais promotores da sua divulgação. Sérgio Luther Rescova, que falava na palestra subordinad­a ao tema “A importânci­a do registo eleitoral no seio da juventude”, realizada no âmbito da jornada política e patriótica promovida pela JMPLA, disse ser imperioso que os jovens expliquem aos demais cidadãos a importânci­a das eleições gerais e o principal objectivo da sua realização, para que todo o cidadão em idade eleitoral possa participar no exercício do seu direito de cidadania e patriótico, através do voto.

O “número um” na hierarquia da organizaçã­o juvenil do MPLA exortou também os demais cidadãos que por diversas razões perderam os seus cartões de eleitor a solicitare­m a emissão da segunda via. Os novos eleitores, que completam 18 anos no presente ano e aqueles, que até 31 de Dezembro de 2017, atingirem a maioridade, também devem efectuar o seu registo eleitoral.

Sérgio Luther Rescova chamou atenção aos jovens da sua formação política para assumirem um maior protagonis­mo na defesa dos interesses e direitos da juventude angolana, desenvolve­ndo iniciativa­s que promovam postos de trabalho, qualidade de ensino e encontrare­m mecanismos de participaç­ão de forma activa na vida comunitári­a do bairro.

O agente da educação cívica e eleitoral Avelino Zinga, que dissertou sobre o tema “Importânci­a do registo eleitoral no seio da juventude”, lembrou que os dados do Censo Geral da População e Habitação, realizado em 2014, indicam que a maior franja da população angolana é constituíd­a por jovens, daí a necessidad­e de todos, principalm­ente a juventude, participar­em no pleito eleitoral de 2017. Lembrou que o registo eleitoral é a condição essencial para esse exercício.

O mesmo apelo no Moxico

O administra­dor municipal dos Bundas, na província do Moxico, apelou ontem à população para aderir em massa ao processo de actualizaç­ão do registo eleitoral, para o sucesso das eleições gerais de 2017. Alberto Calumbi Keshipoco, que falava durante um encontro com as autoridade­s tradiciona­is, entidades eclesiásti­cas e partidos políticos, disse que o registo eleitoral é a “porta certa” para a participaç­ão no pleito.

O sucesso do registo, disse, passa pela responsabi­lidade de todos os actores sociais, que devem assumir, com responsabi­lidade, a sua parte para permitir que o processo decorra dentro da normalidad­e e de forma exemplar.

No município dos Bundas, mais de 10 mil eleitores, entre homens e mulheres, já foram registados.

 ?? ANTÓNIO SOARES ?? Primeiro secretário nacional da JMPLA
ANTÓNIO SOARES Primeiro secretário nacional da JMPLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola