Sus­pen­sas ne­go­ci­a­ções so­bre a ade­são ao blo­co

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Par­la­men­to Eu­ro­peu pe­diu quin­ta-fei­ra o con­ge­la­men­to das ne­go­ci­a­ções de ade­são da Tur­quia à União Eu­ro­peia (UE) da­da a “re­pres­são des­pro­por­ci­o­na­da” em cur­so no país des­de a ten­ta­ti­va de gol­pe de Es­ta­do de Ju­lho pas­sa­do.

Nu­ma re­so­lu­ção não vin­cu­la­ti­va apro­va­da por am­pla mai­o­ria em Es­tras­bur­go, os eu­ro­de­pu­ta­dos pe­dem à Co­mis­são e aos Es­ta­dos-mem­bros um “con­ge­la­men­to tem­po­rá­rio” do pro­ces­so de ade­são ini­ci­a­do em 2005.

“Ape­sar de a Tur­quia ser um par­cei­ro im­por­tan­te da UE, a von­ta­de po­lí­ti­ca de co­o­pe­rar tem de ser ma­ni­fes­ta­da por am­bas as par­tes”, afir­ma­ram os eu­ro­de­pu­ta­dos, acres­cen­tan­do que a re­pres­são em cur­so “es­tá a des­vi­ar a Tur­quia da sua tra­jec­tó­ria eu­ro­peia”.

A re­so­lu­ção do Par­la­men­to Eu­ro­peu foi apro­va­da com 479 vo­tos a fa­vor, 37 con­tra e 107 abs­ten­ções.

O Par­la­men­to Eu­ro­peu diz-se no en­tan­to “em­pe­nha­do em man­ter a Tur­quia li­ga­da à UE” e com­pro­me­te-se a re­a­pre­ci­ar a po­si­ção apro­va­da se as me­di­das re­pres­si­vas fo­rem re­vo­ga­das.

Na quar­ta-fei­ra, ao re­fe­rir-se a es­ta vo­ta­ção no Par­la­men­to Eu­ro­peu, o Pre­si­den­te tur­co, Re­cep Tayyip Er­do­gan, afir­mou que a vo­ta­ção não ti­nha qual­quer va­li­da­de”. “Não me é se­quer pos­sí­vel di­ge­rir a men­sa­gem que eles que­rem en­vi­ar”, dis­se. Res­pon­sá­veis eu­ro­peus têm cri­ti­ca­do a va­ga de re­pres­são lan­ça­da pe­lo Go­ver­no de Er­do­gan após o gol­pe de Es­ta­do fa­lha­do de 15 de Ju­lho, que le­vou a de­ze­nas de mi­lha­res de de­ten­ções e de des­pe­di­men­tos. A re­so­lu­ção apro­va­da não tem qual­quer efei­to en­quan­to os Es­ta­dos-mem­bros qui­se­rem man­ter as ne­go­ci­a­ções, mas ilus­tra o des­con­for­to eu­ro­peu com o es­ti­lo de go­ver­na­ção do Pre­si­den­te Re­cep Tayyip Er­do­gan. A Tur­quia e a UE acor­da­ram em Mar­ço ace­le­rar as ne­go­ci­a­ções de ade­são, na sequên­cia do acor­do so­bre mi­gra­ções con­cluí­do en­tre am­bas.

AFP

Pre­si­den­te tur­co faz for­tes crí­ti­cas a Bru­xe­las

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.