Jornal de Angola

Escola e centro de saúde em construção em Sueja

- MADALENA JOSÉ |

A aldeia de Sueja, na província da Lunda Sul, vai ter, até ao próximo ano, uma escola do primeiro e segundo ciclos com 12 salas e um centro de saúde, cujas obras são financiada­s pela Empresa Nacional de Diamantes (Endiama).

O lançamento da primeira pedra para a construção dos dois equipament­os sociais foi feito quinta-feira pela governador­a Cândida Narciso, que disse estar prevista também a construção de moradias para técnicos de saúde que vão trabalhar no centro de saúde. O presidente do Conselho de Administra­ção da Endiama, Carlos Sumbula, informou, na cerimónia de lançamento da primeira pedra, que a empresa pública, no âmbito da sua política de responsabi­lidade social, financia a construção das duas infra-estruturas a pedido do rei da Lunda Chokwe, Mwachissen­gue wa Tembo, feito por altura da sua deslocação a Luanda, em que solicitou a construção de uma escola e de um posto médico na aldeia de Sueja, numa audiência que lhe foi concedida pelo Presidente José Eduardo dos Santos.

Carlos Sumbula acentuou que, com a construção da escola e do centro de saúde, vai ficar diminuída a distância que a população percorria até à cidade de Saurimo. “Nós, Endiama, vamos construir e apetrechar as dois imóveis”, garantiu Carlos Sumbula.

A aldeia de Sueja, localizada a 20 quilómetro­s da cidade de Saurimo, é habitada por mais de 500 famílias. A localidade tem um posto médico e um jango, onde se ensina crianças da pré à quarta classe. O regedor Lucas João, que controla 34 aldeias, sendo uma delas a de Sueja, disse ser uma mais-valia a construção de uma escola por haver muitos jovens que pretendem dar continuida­de à vida académica na aldeia. Os alunos que transitam para a quinta classe passam a estudar nas aldeias mais próximas, que distam de sete a 10 quilómetro­s, e os que aprovam para a nona têm como solução estudar na cidade de Saurimo, onde chegam depois de percorrere­m 20 quilómetro­s a pé.

 ?? EDSON FABRÍZIO ?? Governador­a dá início à construção da escola
EDSON FABRÍZIO Governador­a dá início à construção da escola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola