Aci­den­te ma­ta na es­tra­da que li­ga o Bié ao Hu­am­bo

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - MÁ­RIO DE CAR­VA­LHO SÉR­GIO V. DI­AS |

Um aci­den­te de vi­a­ção, ocor­ri­do na quin­ta-fei­ra, na lo­ca­li­da­de de Ca­lu­a­pan­da, nos ar­re­do­res da ci­da­de do Cui­to, ca­pi­tal do Bié, pro­vo­cou a mor­te a cin­co pes­so­as e fe­ri­men­tos em três.

As ví­ti­mas, que vi­a­ja­vam do Cui­to pa­ra o Hu­am­bo, es­ta­vam a bor­do de uma vi­a­tu­ra li­gei­ra, que co­li­diu con­tra um ca­mião. O por­ta-voz do co­man­do pro­vin­ci­al da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, su­pe­rin­ten­den­te che­fe António Hos­si, dis­se que o ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de e a fal­ta de pru­dên­cia dos con­du­to­res das du­as vi­a­tu­ras es­ti­ve­ram na ba­se do apa­ra­ta­o­so aci­den­te de vi­a­ção, que se jun­ta a on­ze re­gis­ta­dos de 16 a 23 des­te mês no Bié e que re­sul­ta­ram em dois mor­tos, 10 fe­ri­dos e da­nos ma­te­ri­ais ava­li­a­dos em 456 mil kwan­zas.

No mes­mo pe­río­do, a Po­lí­cia de Trân­si­to au­tu­ou 52 con­du­to­res por in­frac­ções ao Có­di­go da Es­tra­da, 20 dos quais por não usa­rem ca­pa­ce­te de pro­tec­ção, três por não te­rem res­pei­ta­do o si­nal de pa­ra­gem fei­to por agen­tes re­gu­la­do­res de trân­si­to e se­te por con­du­zi­rem vi­a­tu­ras sem cha­pa de ma­trí­cu­la e em mau es­ta­do téc­ni­co. A Po­lí­cia de Trân­si­to apre­en­deu se­te vi­a­tu­ras, on­ze cartas de con­du­ção, 20 mo­to­ci­clos e seis li­vre­tes.

No Bié, fo­ram re­gis­ta­dos ain­da, de 16 a 23 des­te mês, 55 cri­mes, que le­va­ram à de­ten­ção de 42 sus­pei­tos, e re­cu­pe­ra­das du­as vi­a­tu­ras, on­ze mo­to­ri­za­das, três ge­ra­do­res e on­ze pai­néis so­la­res. As au­to­ri­da­des apre­en­de­ram 14 bo­ti­jas de gás bu­ta­no, 25 por­tas de alu­mí­nio e di­ver­sos ar­ti­gos de uso do­més­ti­co, além de ter re­a­li­za­do 15 mi­cro­o­pe­ra­ções, que re­sul­ta­ram na re­co­lha de três ar­mas do ti­po AKM, dois car­re­ga­do­res, se­te mu­ni­ções, seis pro­jéc­teis de mor­tei­ro de 60 mi­lí­me­tros, uma gra­na­da de mão e uma mi­na an­ti-tan­que.

Na mes­ma ope­ra­ção, o co­man­do mu­ni­ci­pal de Ca­ma­cu­pa des­co­briu um es­con­de­ri­jo, na al­deia de Chis­se­na, on­de es­ta­vam 11 pro­jéc­teis de mor­tei­ro de 75 mi­lí­me­tros, 10 de AGS-17, 15 gra­na­das de mão e 10 cáp­su­las de de­to­nan­te. Na oca­sião, des­man­te­lou três gru­pos de mar­gi­nais, que se de­di­ca­vam ao rou­bo de vi­a­tu­ras, pai­néis so­la­res, ro­das e ba­te­ri­as e vi­a­tu­ras.

ED­SON FABRÍZIO

Ne­gli­gên­cia li­de­ra as cau­sas dos aci­den­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.